Não é incomum passar cerca de uma década de sua vida estudando medicina. No Reino Unido, o tempo que leva para se tornar um médico totalmente treinado depende de quão avançado é o caminho escolhido.

Quais são as etapas para a formação em medicina no Reino Unido?

1. Ingresso na faculdade de medicina

Como estudante universitário


As escolas médicas do Reino Unido geralmente adotam seus próprios critérios de admissão. De modo geral, para ser elegível para o ingresso na graduação em um programa de medicina os candidatos precisarão de uma combinação de GCSEs (General Certificate of Secondary Education), uma qualificação acadêmica presente no sistema educacional britânico, em níveis AS e níveis A. As escolas de medicina do Reino Unido geralmente aceitam candidatos com notas altas em disciplinas de ciências e matemática.

Quase todas as escolas médicas do Reino Unido exigem que os candidatos façam um teste de admissão e participem de uma entrevista como parte dos requisitos para o ingresso. No entanto, é importante notar que muitas universidades em toda a Europa oferecem entrada garantida e não têm exames de admissão obrigatórios.

Como Graduado

Se você já possui um diploma de Bacharel em Ciências em uma área relacionada à medicina, pode se inscrever para a pós-graduação. Este caminho permite que aqueles com qualificações relevantes acelerem seu diploma de medicina entrando no programa em um ano posterior de estudo. Muitos candidatos optam por programas de pós-graduação em medicina para aprimorar sua educação e aumentar suas perspectivas de carreira.

2. Diploma médico

Depois de concluir seus estudos com êxito, você se formará na universidade em medicina. Dependendo do programa da sua universidade, você pode se qualificar como um Bacharel em Medicina (MB), ou como um MBBS, ou seja, Bacharel em Medicina, Bacharel em Cirurgia.

3. Licença para atuar como profissional de medicina

Se você recebeu um diploma de médico no exterior e gostaria de trabalhar no Reino Unido, primeiro você deve se registrar no General Medical Council (GMC). Como parte disso, você deve ser aprovado em determinados exames. Observe que se você se formar após o ano de 2022, precisará fazer um exame chamado UK Medical Licensing Assessment (UKMLA).

4. UK Foundation Programme

A próxima etapa é a conclusão do UK Foundation Programme, um programa de dois anos de aprendizado para médicos que funciona como uma ponte entre a faculdade de medicina e o treinamento em especialidades.

5. Especialização

Após a conclusão bem-sucedida do UKFP, os médicos podem escolher continuar a trabalhar e aprender por meio do treinamento de General Practitioner (GP), ou clínica geral, ou optar por se especializar em outra área.

Treinamento em clínica geral

Para se tornar um clínico geral no Reino Unido, você precisará realizar um mínimo de três anos de treinamento em especialidades em um programa que foi aprovado pelo General Medical Council.

Treinamento especializado

Dependendo da especialidade que você escolher, esse estágio levará de 5 a 8 anos para ser concluído. Mas você nunca para de aprender como médico. Mesmo depois de estar totalmente qualificado, você precisará continuar a desenvolver seu conhecimento e demonstrar sua aptidão para a prática, ganhando pontos no chamado Continuous Professional Development (CPD), que abrange cursos online, bem como a participação em workshops e seminários.

Diferentes programas de treinamento em especialidades médicas no Reino Unido:

Especialidade: Cirurgia

Cirurgia Cardiotorácica, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Trauma e Ortopedia, Urologia, Cirurgia Vascular.

Duração: treinamento básico + 7 a 8 anos de especialização.

Cirurgia oral e maxilofacial

Duração de treinamento: graduação em odontologia + graduação em medicina + treinamento básico + 6 anos de formação especializada.

Medicina (Grupo 1)

Especialidades agudas hospitalares: Medicina interna aguda, cardiologia, farmacologia clínica e terapêutica, endocrinologia e diabetes mellitus, gastroenterologia, medicina geniturinária, medicina geriátrica, doenças infecciosas, oncologia médica, neurologia, medicina paliativa, medicina renal, medicina respiratória, reumatologia e medicina tropical.

Duração: 3 anos de treinamento básico + 4 a 5 anos de treinamento de especialidade superior.

Medicina (Grupo 2)

Especialidades clínicas não agudas: Alergia, medicina audiovestibular, medicina aeronáutica e espacial, genética clínica, neurofisiologia clínica, dermatologia, hematologia, imunologia, doenças infecciosas (quando combinadas com microbiologia médica ou virologia), oftalmologia médica, medicina nuclear, cardiologia pediátrica, medicina farmacêutica, medicina de reabilitação, medicina esportiva e medicina do exercício.

Duração: 2 a 3 anos de treinamento básico + 4 anos de treinamento de especialização.

Especialidade: Anestesiologia

Duração: 2 a 3 anos de treinamento básico + 5 anos de treinamento de especialidade superior.

Especialidade: Medicina de Emergência

Duração: 6 anos.

Especialidade: Clínica Geral

Duração: 3 anos.

Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia

Duração: 7 anos.

Especialidade: Oncologia (clínica) incluindo radioterapia

Duração: 2 a 3 anos de treinamento básico + 5 anos de treinamento de especialização.

Especialidade: Oftalmologia

Duração: 7 anos.

Especialidade: Patologia

Duração: 5 anos.

Especialidade: Pediatria

Duração: 8 anos.

Especialidade: Psiquiatria

Duração: 6 anos.

Especialidade: Radiologia

Duração: 5 anos.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.