Por conta da pandemia de covid-19 e a restrição de circulação de pessoas praticado em muitas cidades brasileiras, conseguir um empréstimo bancário para muitas empresas pode ser uma das últimas esperanças de salvação.

E se você parar para pensar, são inúmeras modalidades de empréstimos: desde o emprestimo pessoal e tradicional solicitado em bancos até os do tipo online, que através de um computador e uma fintech você consegue fechar um contrato.

Porém, mesmo com tantas possibilidades, muitos empreendedores têm dificuldade de obter crédito, muitas vezes por falta de planejamento empresarial.

Outro empecilho, é que se conseguir aprovação de um empréstimo para a minha empresa, quais os cuidados eu devo tomar?

Se todas essas questões estão deixando você com medo e receoso, continue lendo esse artigo para entender o que você deve fazer para não cair em enrascada e conseguir fazer um planejamento financeiro eficiente. “Bora” lá?

Empréstimo para empresa: quando vale a pena?

O primeiro ponto é saber quando solicitar um empréstimo para minha empresa poderá fazer diferença no meu negócio. Listamos abaixo algumas ações que podem fazer diferença ao decidir ou não por um empréstimo:

  • Lançamento de um novo negócio;
  • Expandir a minha marca;
  • Abrir um novo negócio.

O movimento para levantar recursos através da solicitação de um empréstimo é um caminho muito utilizado pelos empreendedores para concretizar e solidificar seu planejamento financeiro.

Cabe destacar que o capital de giro, para iniciar a contratação de maquinário, pessoal, utilização de estrutura física e demais ações, é importante para implementar o seu plano de ação.

Expansão da empresa

Já para expandir sua empresa, um empréstimo pode fazer muita diferença ao ser solicitado.

Por exemplo, se seu negócio for do tipo “chão de fábrica”, você necessitará investir em maquinário e suprimentos: sem essas peças fundamentais, sua capacidade de produção pode ser reduzida ou ainda não ter como vender até que isso seja resolvido.

Cuidados a serem tomados ao tomar um empréstimo

Antes de sair e contratar um empréstimo por conta da necessidade do dinheiro para pôr em prática o seu negócio, tenha cautela e saiba que está realizando um compromisso com boas condições de pagamento.

Por isso, seguem os cuidados essenciais a serem tomados ao tomar um empréstimo para sua empresa:

  • Mantenha a atenção a taxa de juros;
  • Faça um planejamento financeiro;
  • Tenha uma estimativa sobre o retorno do investimento.

De olho nas taxas de juros

Um dos cuidados mais relevantes ao solicitar um empréstimo para sua empresa é avaliar as taxas de juros, além das condições de pagamento que serão oferecidas pela instituição financeira.

Se quiser ter certeza que está fazendo um bom negócio, procure comparar a taxa média cobrada pelo mercado, além de condições oferecidas a outras empresas.

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das partes mais importantes do seu planejamento empresarial. Se você estiver, por exemplo, usando o crédito para abrir seu negócio, é obrigação ter as suas finanças da sua empresa planejadas de maneira sólida.

Tenha em mente que a única maneira de evitar futuros desgastes, como endividamento e outros problemas semelhantes, é ter um planejamento estratégico completo e bem realizado.

Estime o retorno sobre investimento

Avalie o tempo necessário que você conseguirá ter retorno sobre o investimento, ou melhor, sobre a dívida que a empresa está assumindo para ter suas melhorias.

Só através de dados quantitativos, ou seja, com seu planejamento empresarial, é que você terá a resposta necessária para afirmar se o empréstimo valerá a pena ou não.

Quais as melhores opções de crédito?

Você está em dúvida sobre qual modalidade de empréstimo escolher para alavancar o seu negócio? Logo abaixo, daremos algumas opções que podem te auxiliar a decidir qual tipo de crédito se encaixa mais com o perfil financeiro da sua empresa!

Empréstimo com garantia

Conhecida também como refinanciamento, o empréstimo com garantia pode ser de um imóvel ou veículo em seu nome.

Nesse caso, você tem a possibilidade de você colocar o seu bem como garantia de quitação do empréstimo. A maior vantagem dessa modalidade de crédito é que as taxas de juros são mais baixas, porque o risco de inadimplência é quase que nulo em comparação a outros tipos.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma das opções mais populares das modalidades, já que os pré-requisitos são mais brandos. Nesse tipo, as taxas do crédito variam de acordo com a instituição financeira, a garantia oferecida e, claro, os níveis burocráticos. As taxas de juros costumam ser elevadas.

Empréstimo para autônomo

O empréstimo para autônomo é uma boa opção para quem não possui registro em carteira. Já que existem algumas instituições financeiras com uma solução diferenciada: elas usam a movimentação bancária do tomador para fazer análise da renda e assim, dar o aceite para o empréstimo.

Empréstimo para MEI

Essa modalidade de empréstimo está restrita a quem está registrado como MEI. Para conseguir solicitar o valor é importante comprovar que o dinheiro será usado em benefício único e exclusivo da microempresa. Os pré-requisitos são documentos pessoais, comprovante de renda e o plano de investimento do negócio.

Cuidado é o item mais precioso

Um empréstimo pode ser a resposta certeira para seu negócio alavancar de vez no mercado, mas é importante seguir certos cuidados, como ter um bom planejamento empresarial, para que você tenha certeza que está de fato fazendo um bom negócio!

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.