Quer aprender bons conceitos para aplicar nos primeiros socorros em acidentes de trânsito? Então confira aqui uma lista de atitudes que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Você pode até mesmo já ter pego seu certificado de conclusão de curso na faculdade de enfermagem, mas sabe realmente como reagir a situações inesperadas?

É no dia a dia, no trabalho de campo, que você realmente irá encontrar situações completamente desafiadoras e sempre com a menor quantidade de recursos possível. 

Até mesmo para um perito na área da saúde pode ser desafiador dar conta de todos os desafios que aparecem. Afinal de contas, o mundo possui muitas variáveis, e principalmente no trânsito, as pessoas agem de maneiras muito complicadas.

Mesmo quando tudo está ocorrendo da melhor maneira possível, não é raro que um defeito na via, ou mesmo um defeito mecânico, coloquem um veículo em risco.

Saber o que fazer logo após um acidente é uma questão de sobrevivência. Principalmente porque muitos casos de vida ou morte são decididos em questão de minutos ou segundos.

Sendo assim, gostaria hoje de trazer uma simples análise sobre o assunto, mostrando as melhores maneiras de se reagir a situações de emergência.

Vamos conferir?

Como aplicar primeiros socorros em acidentes de trânsito?

Primeiramente é importante dizer que estas são ações que você precisa tomar caso não haja nenhum profissional por perto. Sempre esteja em prontidão para obedecer e auxiliar profissionais mais experientes.

E claro, a primeira ação deve ser sempre comunicar as autoridades do acidente e pedir ajuda o mais rápido possível.

Lembrando que sempre existem revisões que acontecem quando se percebe que uma abordagem é mais eficiente que a outra. Então, caso perceba que estas ações estão defasadas, fique com as mais comprovadamente eficazes.

1 – Não mexa ninguém!

A cabeça fria é uma das melhores coisas a se ter em um momento de tensão. Claro, é uma grande dificuldade se manter racional e concentrado logo após um acidente automotivo, mas ainda é algo que você deve buscar.

Agir por impulso normalmente gera ações que prejudicam ainda mais o quadro que pode ser complicado.

Por isso, leve em consideração começar verificando se todos estão bem, mas sem mexer em ninguém. Muitas fraturas e contusões podem ter acontecido, e um osso partido pode servir como um instrumento perfurante ou cortante dentro do seu corpo.

Além disso, as vértebras da coluna das pessoas podem ter trincado, colocando em risco o próprio sistema nervoso. Um movimento errado pode significar algo como uma tetraplegia ou óbito.

Se todos podem respirar e não parecem ter nenhum sinal de sangramento, então o melhor é partir para o passo 2.

2 – Isole o perímetro ao máximo

As outras pessoas precisam saber que em frente existe um local de acidente. Existem ou carro, ou mais, parado e com pessoas que estão possivelmente lesionadas. Sendo assim, é importante reduzir a velocidade para evitar piorar ainda mais a situação.

Isto pode ser feito utilizando o triângulo do carro, que é feito de um material refletor exatamente para ser eficaz tanto de dia quanto de noite.

Mas se ele não estiver disponível, algo precisa ser improvisado para chamar a atenção.

Neste caso você pode quebrar gravetos e espalhar na pista que está interditada. Pedras não são tão eficientes, mas podem servir caso não haja nenhum tipo de opção.

Lembre-se, o ideal é que você dê uma distância considerável para que os próximos carros tenham tempo de ter alguma reação inteligente.

Se você estiver em uma pista molhada, por exemplo, o ideal é dar 200 passos largos e sinalizar a partir dali.

Tirar uma peça de roupa e balançar avisando na beira da pista pode ser uma saída de emergência.

3 – Só tome ações caso saiba o que está fazendo 

Caso você tenha um curso de primeiros socorros, ou mesmo seja alguém formado na área, é possível tomar algumas precauções e ações. Como por exemplo criar tipóias ou mesmo estancar sangramentos.

Mas é crucial dizer que isto só pode ser feito caso você realmente tenha noção do que está fazendo. Se tiver qualquer tipo de dúvida em relação ao que deve ser feito, o melhor é não tomar atitude nenhuma.

Muitas vezes você pode resolver um problema, mas criar um ainda pior.

Então, após sinalizar o local e avisar sobre o ocorrido, tente no máximo confortar as vítimas dizendo que a ajuda está a caminho e que tudo vai ficar bem. Ninguém precisa de uma quantidade maior de adrenalina do que a que já está acontecendo no momento.

Como se manter calmo em uma situação dessas

Bom, para te ajudar a pensar com a cabeça mais fresca é importante notar que existem respostas tanto psicológicas (emocionais) quanto físicas ao que acabou de ocorrer. 

Um susto e um choque brutal faz com que seu corpo entre em um estado de alerta e defesa. Você com certeza irá encontrar a necessidade de se proteger. Por isso, sua respiração ficará acelerada, entrando em ritmo semelhante à elevação dos batimentos cardíacos.

Isto acontece por conta da liberação de adrenalina, que permite te dar respostas mais rápidas.

Por isso, comece respirando fundo e devagar. Quanto melhor você controlar a respiração, melhor será o seu raciocínio.

Depois, tente ver se você está bem, se está fora de perigo. O que te dará uma chance maior de resolver os próximos passos.

Tente focar em uma tarefa de cada vez. Repita os passos que foram sugeridos e entenda que você precisa fazer o seu melhor em cada um deles, nada mais do que isso.

Então pense somente no próximo passo, objetivos simples e imediatos. Conforme a situação for entrando sob controle, você terá melhores chances de aproveitar tudo.

Conclusão

De maneira geral estes passos irão fazer com que você tenha uma excelente resposta ao que está acontecendo. Entretanto, é justo dizer que a maioria desses pontos é ainda melhor discutida em um curso especializado.

Claro, agir da maneira correta será a melhor coisa a se fazer sempre. Então, quanto melhor capacitado você estiver, maiores serão as chances de tudo dar certo.

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.