dezembro 3, 2020

Ainda não há prazo para a “aposentadoria” dos trens da série 3000 da CPTM. A declaração foi dada pelo presidente da companhia, Pedro Moro, durante a entrega do terceiro trem chinês da Linha 13-Jade.

“O que eu falei lá é que estamos em constantes modernização da frota. Os trens da série 3000 apesar de serem recentes, alguns requisitos técnicos não são tão modernos quanto as outras frotas. Então a gente está sempre em constante atualização, e conforme a gente vai modernizando a frota, a gente vai retirando a frota antiga. O 3000 uma hora será retirado de circulação. Não tem prazo e não há nada definido“, disse o presidente da CPTM.

Na semana passada, em resposta a um seguidor em uma rede social, Moro disse que há estudos para que as composições da série 3000 não façam mais parte da frota operacional da CPTM.

Dos cinco trens de oito carros, apenas dois são vistos em operação na Linha 10-Turquesa, os demais trens encontram-se parados em um pátio ao lado da Estação da Luz, no centro da capital.

Em julho do ano passado, durante um encontro com portais especializados em mobilidade urbana, entre os quais o Rede Noticiando participou, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, disse que os trens da série 3000 iriam começar a ir para a revisão geral em dezembro daquele ano (2019), o que não aconteceu até hoje.

Breve histórico da série 3000

Ao todo são 5 trens de oito carros, mas apenas duas unidades são vistas operando de forma efetiva.

Os trens foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Fabricados pela Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Esse trem é famoso pelo som quando ele parte da estação, semelhante a um violino.

*Com informações do site Via Trolebus

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.