janeiro 23, 2021

A cidade de Jundiaí, no interior paulista, de modo pioneiro oferece aos usuários do transporte público uma nova facilidade. O município começou a aceitar o pagamento da tarifa com cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação, que já podem ser utilizados diretamente nos ônibus.

A inovação, trazida a Jundiaí em 2017, é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, a concessionária Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí) e a Prodata Mobility. Superadas todas as fases de testes, os 300 ônibus foram equipados com validadores específicos, para aceitar o mesmo cartão de crédito, débito e pré-pago usado para outros tipos de compras, além smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.

De acordo com a Prefeitura, a alternativa amplia as opções de pagamento no transporte público da cidade. “O investimento em tecnologia é feito para proporcionar facilidades para os usuários do transporte coletivo”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Temos como desafio, agora, reduzir o tempo de deslocamento nos trajetos percorridos. Para isso, toda a frota conta com monitoramento via GPS, que auxilia nas avaliações para a alteração de linhas e horários. Também faremos a implantação de um sistema inteligente para priorizar o transporte coletivo”, destaca.

O uso da tecnologia para melhorar o transporte coletivo é uma das marcas do “Mobilidade Total”, programa da Prefeitura de Jundiaí que passou a usar o APP Jundiaí como uma de suas ferramentas e permite acompanhar, em tempo real, o percurso dos ônibus de todas as 87 linhas do sistema municipal, além de receber notificações sobre imprevistos no trânsito.

Além do acompanhamento em tempo real, o jundiaiense tem na palma da mão uma grande variedade de informações disponibilizadas pelo aplicativo. Ele é encontrado, gratuitamente, nas lojas virtuais para smartphones desde 2017. Para utilizá-lo, basta fazer o download (nos sistemas Android e IOS) e preencher um rápido cadastro. A possibilidade de acompanhamento, em tempo real, do percurso dos veículos de todas as linhas do sistema público de transporte de Jundiaí é possível com o uso do aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

Outra boa opção disponível é “Moovit”, que permite aos usuários verificar todos os itinerários e, desta forma, identificar quais linhas poderá usar para percorrer determinado percurso.

Quem ainda não tem o cartão com esta tecnologia deve pedi-lo junto a seu banco.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.