Três empresas operadoras de ônibus da capital irão testar um veículo elétrico da fabricante chinesa Higer, que foi embarcado no dia 18 de julho. O ônibus 100% elétrico foi desenvolvido para o mercado brasileiro, e será testado em trajetos de linhas da capital e, posteriormente, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O modelo é denominado Azure, sendo que a unidade do projeto para o Brasil foi chamada de Azure A12BR. A empresa garante que a autonomia das baterias é de aproximadamente 270 km dependendo das condições operacionais. O ônibus é quase 1,5 tonelada mais leve em comparação aos demais elétricos de mesmas dimensões disponíveis no mercado.

Cada veículo terá 12 jogos de baterias da CATL que, ainda de acordo com a empresa, podem ser carregadas integralmente em menos de três horas. A capacidade é de 385 Kwh com possibilidade de 411 Kwh. A configuração é de piso baixo total, sem degraus em nenhuma das portas.

O veículo segue o chamado “padrão SPTrans”. O chamado Padrão SPTrans, apesar de ser desenvolvido pela gerenciadora da capital paulista, acaba sendo usado ou baseando as exigências de diversas cidades brasileiras.

Ainda neste ano, um ônibus articulado de 18 metros já seguindo as exigências de carroceria da SPTrans (São Paulo), gerenciadora das linhas de ônibus da capital paulista, deve desembarcar no Brasil.

Também deve ser antecipado o lançamento de um “superarticulado” de 23 metros a hidrogênio com os padrões SPTrans.

As empresas que devem testar o ônibus são a Transwolff Transportes e Turismo (que atua na Zona Sul), a Sambaíba Transportes Urbanos (zona Norte) e a Viação Metrópole Paulista (zona Leste e zona Sul).

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.