O BRT-ABC, corredor de ônibus rápido que foi colocado como alternativa ao monotrilho da Linha 18-Bronze, entre São Bernardo do Campo e São Paulo, deve ter o início das obras em novembro. A informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante o evento de assinatura do contrato para reforma de duas estações da Linha 10-Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

“O BRT hoje está em fase de elaboração de projetos, a nossa cobrança é para que a gente consiga começar a obra até o mês de novembro. Pela decisão judicial que acabou suspendo o início do contrato, houve este pequeno lapso para o início das obras, mas as desapropriações estão ocorrendo. A elaboração dos projetos está avançada e nosso objetivo é que a gente consiga iniciar a obra até novembro de 2021” – disse Baldy.

Ainda, de acordo com o secretário, “objetivo é que a gente consiga iniciar as operações do BRT-ABC no ano de 2022”.

O BRT-ABC sairá do papel por meio da renovação antecipada da concessão com a Metra, que administra o Corredor ABD. Com essa renovação, a Metra, que será chamada de Next Mobilidade, vai assumir às linhas da extinta área 5, que corresponde todas as linhas metropolitanas do ABC, o próprio corredor ABD, e construir o BRT.

A renovação é polêmica e tem sido alvo de intervenções da justiça, tendo inclusive sido adiada a assinatura do contrato de renovação.

BRT ABC

O BRT ABC vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo até à Capital paulista, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Serão 18 quilômetros de extensão, com 82 veículos elétricos movidos a bateria em circulação, com 23 metros de comprimento cada. O pagamento do modal será feito de forma antecipada, no início da plataforma de embarque, para agilizar a partidas dos coletivos nas paradas.

O BRT ABC vai contar com três tipos de serviço: Expresso, semi-expresso e o parador. O expresso, será o atendimento mais rápido, ligando as duas pontas em 40 minutos.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.