março 1, 2021

Veja o que abre e fecha em São Paulo com o ponto facultativo do Carnaval 2021 que foi cancelado em virtude da pandemia da COVID-19 e programe-se:

O QUE ABRE E FECHA SEM O FERIADO DE CARNAVAL EM SÃO PAULO:

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que na segunda-feira, dia 15 de fevereiro e na terça-feira, dia 16 de fevereiro, os bancos não abrem.

Já na quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro, o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

A Federação Brasileira de Bancos orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês com vencimento nos dias 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

CORREIOS

A Superintendência Estadual dos Correios de São Paulo informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, na capital paulista, Grande São Paulo, ABC, Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira, haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes.

Central de Atendimento dos Correios atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.

CPTM

Os trens da CPTM irão operar normalmente, com a frota destinada para os dias úteis.

DETRAN

Os postos do Detran e Poupatempo funcionarão em horário habitual entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Somente não haverá atendimento presencial nos municípios onde as prefeituras determinaram feriado de Carnaval ou naqueles que estão classificados na fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo.

Assim, é preciso que o cidadão fique atento se na cidade onde vive haverá feriado nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. A partir de quinta-feira, dia 18 de fevereiro, os serviços retornam em seus horários normais. Informações sobre endereços e horários das unidades do Detran e Poupatempo podem ser obtidas pelo portal do Detran.

Para ser atendido é obrigatório que o cidadão agende um horário pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android).

ESCOLAS ESTADUAIS

Com a suspensão do feriado de Carnaval, as aulas na rede estadual acontecem normalmente. As atividades seguem conforme cronograma, no formato presencial e via Centro de Mídias. Confira aqui mais informações.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Confira aqui mais informações sobre as aulas nas escolas municipais.

EMTU

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os locais para doação de sangue da Fundação funcionarão normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, seguindo sua rotina convencional de atendimento. Confira aqui mais informações.

INSS

Durante o período de Carnaval – segunda e terça-feira (dias 15 e 16 de fevereiro) – todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão ponto facultativo, que se estenderá até às 14h da quarta-feira de Cinzas (dia 17 de fevereiro). A partir desse horário, o expediente será normal.

Cabe destacar que o atendimento fornecido pela Central de Teleatendimento 135 ocorre em horário usual – das 7h às 22h – e o atendimento eletrônico pelo aplicativo (Android ou iOS) e site do Meu INSS segue funcionando 24 horas durante os três dias.

METRÔ DE SÃO PAULO

Os trens do Metrô irão operar normalmente, com a frota destinada para os dias úteis.

PARQUES MUNICIPAIS

Confira aqui o horário de funcionamento dos parques municipais.

PARQUES ESTADUAIS

Confira aqui mais informações sobre o horário de funcionamento dos parques estaduais.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador terão atendimento normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

POUPATEMPO

Os postos do Poupatempo abrirão no horário habitual entre os dias 15 e 20 de fevereiro, inclusive em cidades que decretaram ponto facultativo de Carnaval.

A exceção será para as regiões que estiverem na Fase Vermelha do Plano São Paulo – postos localizados em Araraquara, Avaré, Bauru, Botucatu, Franca, Jaú, Lençóis Paulista, Lins e São Carlos – onde o Poupatempo permanecerá fechado.

E em Birigui, cidade em que na terça-feira, dia 16 de fevereiro, é comemorado feriado municipal de Carnaval, a unidade não funciona. Na segunda e na quarta-feira, dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será no horário normal.

O atendimento presencial nas unidades do Poupatempo é realizado exclusivamente mediante agendamento, que pode ser feito pelo portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android). Além disso, para evitar aglomerações, os postos operam com capacidade reduzida, somente para serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG, transferência interestadual e mudança nas características de veículos.

https://twitter.com/poupatemposp/status/1360321048298860547?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1360321049863348229%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fmobilidadesampa.com.br%2F2021%2F02%2Fo-que-abre-e-fecha-em-sao-paulo-nos-dias-sem-carnaval%2F

SAÚDE

Todos os serviços estaduais e municipais terão funcionamento normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

SPTRANS

CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS

SPTrans informou que não haverá alteração na frota de ônibus no período do Carnaval e a programação atenderá a demanda de passageiros estimada para cada dia.

No sábado, dia 13 de fevereiro, a frota de ônibus corresponderá a 100% de um sábado e no domingo, dia 14 de fevereiro, a frota corresponderá a 100% de um domingo.

Já nos dias 15,16 e 17 de fevereiro, a frota programada será a que já está rodando nos dias úteis, com 11.308 veículos em circulação.

POSTOS DE ATENDIMENTO

Entre segunda e quarta-feira, o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus, no Expresso Tiradentes, nas lojas Augusta, e postos de venda do Metrô Jabaquara e Santana, bem como o Posto Central da SPTrans, lembrando que neste posto apenas para pessoas que agendaram atendimento pelo site.

Segunda-feira, dia 15

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes: funcionamento normal
  • Postos Santana, Jabaquara e loja Augusta – Venda e Atendimento: funcionamento normal
  • Posto Central da Rua Boa Vista – Estudante, Idosos e Deficientes: funcionamento normal (para agendados)
  • Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes: funcionamento normal – inclusive terminais Santo Amaro e Pirituba

Terça-feira, dia 16

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes: funcionamento normal
  • Postos Santana, Jabaquara e loja Augusta – Venda e Atendimento: funcionamento normal
  • Posto Central da Rua Boa Vista – Estudante, Idosos e Deficientes: funcionamento normal (para agendados)
  • Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes: funcionamento normal – inclusive terminais Santo Amaro e Pirituba

Quarta-feira, dia 17

  • Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes: funcionamento normal
  • Postos Santana, Jabaquara e loja Augusta – Venda e Atendimento: funcionamento normal
  • Posto Central da rua Boa Vista – Estudante, Idosos e Deficientes: funcionamento normal (para agendados)
  • Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes: funcionamento normal – inclusive terminais Santo Amaro e Pirituba

TRÂNSITO

RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Prefeitura de São Paulo informou que o Rodízio Municipal de Veículos está mantido entre os dias 15 e 19 de fevereiro. Também continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões), a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento.

Durante o rodízio os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, assim como no Viaduto Grande São Paulo e nas avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.

Informações sobre o Rodízio Municipal de Veículos podem ser obtidas no site da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.