março 8, 2021

O Natal que passou foi totalmente diferente de todos que já vivenciamos. As medidas para conter o avanço do coronavírus mudaram os hábitos de milhões de famílias pelo Brasil. Para se adaptar à ocasião, em que as grandes reuniões não foram permitidas, outras maneiras foram encontradas para estabelecer o clima natalino.

A decoração foi uma das principais formas de criar este clima. De acordo com um levantamento do site SWEETESTHOME, portal especializado no tema, o número de buscas na internet por decorações de natal foi 20,5% maior em 2020 do que em 2019, o que representa o maior crescimento desde 2013.

Como as medidas restritivas também colaboraram para o cancelamento de diversos eventos e dificultaram os passeios natalinos, em parques e praças, o transporte público assumiu este papel em muitas cidades, com as luzes e os enfeites tomando conta dos veículos. Assim, a decoração das cidades foi mais móvel do que nunca.  

Por aqui, em São Paulo, foram muitos ônibus e trens com decoração natalina. Ao todo, foram 90 ônibus personalizados com muitas luzes e imagens que remetem à data (até elegemos o mais bonito deles. O Metrô chegou a disponibilizar um site para que os usuários encontrassem os trens de natal.

Em Maceió, o clima de natal também tomou conta do transporte coletivo. Além de revestir os ônibus de luzes e colocar até gorros de Papai Noel nos veículos, os motoristas e cobradores da empresa responsável também se vestiram de bom velhinho – tudo para levar mais alegria para as famílias. O mesmo aconteceu em Niterói, onde cinco coletivos contaram com a “decoração” completa, desde os carros, até os funcionários.

Já em Curitiba, além de uma decoração especial no ônibus de turismo oferecido pela cidade, a população também contou com uma linha especial de natal, que passava por todos os pontos mais decorados e iluminados da capital paranaense. A ideia era proporcionar uma forma mais segura de passear com as crianças, sem riscos em aglomerações. O itinerário contava com túneis de luzes e apresentações musicais no caminho, em um trajeto que não ultrapassava os 10 quilômetros por hora. Campo Grande foi outra grande cidade a promover um tour especial de natal

Na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, a decoração dos ônibus foi inovadora. Em vez de luzes e enfeites, os veículos foram completamente grafitados por artistas locais. Enquanto eles finalizavam as artes nos ônibus, ocorriam apresentações musicais. Para aumentar o clima, os veículos grafitados ainda tocavam músicas especiais de natal enquanto circulavam pelas ruas do município.

Várias outras cidades brasileiras, como Mogi das Cruzes, Campinas, Goiânia, Bertioga, Santo André, Florianópolis e São Gonçalo, também contaram com ônibus decorados durante o mês de dezembro.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.