maio 18, 2021

A gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos vai se manter suspensa no transporte público em São Paulo. Foi o que decidiu o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 14 de abril de 2021, cuja acórdão foi publicado na sexta-feira, dia 23.

No final do ano passado, o governo de São Paulo e a prefeitura da capital colocou fim à gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos nos ônibus gerenciados pela EMTU e da SPTrans e nos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô de São Paulo.

O MP entrou com recurso no Órgão Especial para que fosse restabelecida a gratuidade. no entanto, o mesmo foi negado.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Anônimo says:

    Isso que dá cotar em políticos que apoiam os ricos. Vcs tem que aprender a votar em políticos que apoiam os pobres.

    • Ivanildo gomes de lira says:

      Político não volto mais eles roubam milhões e a classe pobre sofrem,mas o lugar deles ta guardado eles vão pagar no dia do juízo final como este vagabundo tira do idoso de pagar ônibus na idade que eles têm trabalhos anos e anos chega a velhice não tem direito de aproveita os resto de vida que lhe resta São covardes isto foi um lei que dava o direito deles andar de graça, entre aspa eles já pagaram Bruno cova ta doente a mão de Deus pessa

  2. Onde jaxse viu a classe mais ferrada quando tem aumento justo tem que comprar medicamentos paga aluguel contas de consumo e não podem dar gratuidade para os idosos s vai se ferrar maldito Doria me aguardem que ano que vem meu voto é da minha família vc com certeza não leva….

  3. Pedro Sulacov says:

    O título da matéria está errado. O MP não ” mantem” a gratuidade. Ele recorreu e foi negado

  4. Anônimo says:

    O PIOR QUE NÃO VOTEI EM NINGUÉM MAIS PAGUEI O PATO .MAS ESSE GOVERNADOR E PREFEITO NUNCA MAIS GANHAM PRA NADA EM SÃO PAULO TENHO FÉ

  5. Francisco says:

    PSDB COM ESSE BRUNO COVA E SR.JOAO DORIA AO MEU VER DESVALORIZARAM O PSDB CREIO QUÊ EM SÃO PAULO PAULO NÃO SERÃO MAIS ELEITO SO FIZERAM CAGADA, MEU VOTO ELES JÁ PÔDE ESQUECE,E DE MINHA FAMÍLIA QUE SAO MUITO GRADE,

  6. Anônimo says:

    Eu também acho e concordo com tudo que foi dito anteriormente, a gratuidade que nos havíamos conquistado por ter antigido a idade e por estar na condição de idosos deveria na minha opinião ficar como estava. Está retirada da gratuidade só veio para prejudicar os aposentados que ganham apenas um salário mínimo e tem que retirar valores para pagar sua passagem. Um tremendo absurdo e falta de vergonha na cara.

    • Anônimo says:

      Verdade. Além de falta de respeito à quem já contribuiu tanto durante tanto tempo. Além da cesta básica cara, gás subindo toda hora, auxílio emergencial uma merrecs q não dá prá nada, realmente uma vergonha. O povo está passando fome. É triste..

  7. José Carlos bizzarri says:

    Tirar a gratuidade de quem trabalhou a vida toda
    Que vergonha
    Em Sr João dória Sr covas
    Renuncia
    Da o seu lugar p quem quer trabalhar com sinceridade

  8. Anônimo says:

    Esses dois ladrão um da aumento no próprio salário,e o outro ganha e sai para se candidatar a governador e os coitados que trabalharam a vida toda ganha uma miséria e ainda tira a nossa gratuidade

  9. Somos valentões atrás do teclado do computador ou celular, sair na rua para reivindicar ninguém sai, bando de frouxos. Estou incluído também

  10. Anônimo says:

    Em tudo o que se escreve gostaria de saber em quem poderíamos eleger pois antes de estarem lá são maravilhosos ao chegarem lá mudam e se olharmos profundamente nenhum deles tem capacidade de governar tem capacidade sim de serem iguais aos anteriores pois o poder sobe a cabeça do ser humano o poder fala mais alto o dinheiro tira a dignidade do ser humano, vemos em todo canto so roubos senadores, deputados federais, estaduais, vereadores e so no meu bolso a população a eles nao existem eles tem médicos de primeira aposentadoria no 2 mandato pra que se preocupar, eles deveriam passar no sistema SUS, ai sim talvez criassem consciência?

  11. Na verdade, a palavra SUSPENSA foi colocada no lugar errado na frase. Deveria ser ” o MP mantém SUSPENSA a gratuidade ” , etc

  12. A chamada da reportagem está correta : diz “que o MP mantém a suspensão da gratuidade”. E só ler corretamente.

  13. Para alguém que se propõe a noticiar um fato, tem muito a aprender ou a intenção era apenas chamar a atenção. Que coisa ridícula! Primeira vez que leio uma matéria aqui e já caiu em descrédito.

  14. Anônimo says:

    Bem feito assim o povo aprende escolher melhor na hora de vota ainda tem Gent burra que briga por esses lixos

  15. Os nossos governantes são uns parasitas, estão enganando o povo a muito tempo e o povo gosta de ser enganado, e só vermos uns contra os outros defendendo homens sem caráter, sem o temor de Deus, vendo pessoas passando fome e morando na rua, cada vez mais oprimindo o povo com tarifas altas, luz, água, gás, impostos, comida, homens sem dignidade, somente Deus pode nós livrar deste mal.

  16. Os nossos governantes são uns parasitas, estão enganando o povo a muito tempo e o povo gosta de ser enganado, e só vermos uns contra os outros defendendo homens sem caráter, sem o temor de Deus, vendo pessoas passando fome e morando na rua, cada vez mais oprimindo o povo com tarifas altas, luz, água, gás, impostos, comida, homens sem dignidade, somente Deus pode nós livrar deste mal.

  17. Rubens Machado Esteves says:

    Os nossos governantes são uns parasitas, estão enganando o povo a muito tempo e o povo gosta de ser enganado, e só vermos uns contra os outros defendendo homens sem caráter, sem o temor de Deus, vendo pessoas passando fome e morando na rua, cada vez mais oprimindo o povo com tarifas altas, luz, água, gás, impostos, comida, homens sem dignidade, somente Deus pode nós livrar deste mal.

  18. Anônimo says:

    Culpa é desses políticos filho da puta que só procura cidadão nas eleições e do stf que não faz nada pra trabalhadores e favorece só bandidos

  19. Edson Rocha says:

    Esses fdp’s do governo, tanto o calça apertada, esse traíra do governo estadual, qto o moribundo que está indo de mal a pior, rasgaram a nossa constituição na nossa cara e querem que a gente se foda.
    Aliás, não há nenhum político que está interessado em ajudar os que já pagaram tantos impostos e hj só querem desfrutar dos seus direitos.
    E quem entrar, tanto na prefeitura como no estado, não farão nada no sentido de reverter esse absurdo que o infeliz que já está por aparelhos e que o enrustido fizeram.
    Aliás, tem algum político honesto?

  20. Geraldo says:

    O título da notícia não combina com a informação contida. Parece ao que lê o título que a gratuidade foi restabelecida. O texto diz que não foi. Você, escritor, pai…..etc…. Revisou antes de escrever para não enganar quem acessa a informação ou foi mal intencionado mesmo pra dar “Ibope” e ganhar pontos às custas dos idosos?

  21. José Carlos da Silva says:

    É uma pouca vergonha negar a gratuidade nos ônibus aos idosos acima de 60 anos. Esses indivíduos não são misericordiosos, só pensam em si mesmo e ganham o nosso dinheiro de salário para prejudicarnos . Mal sabem eles que somos nós brasileiros que pagamos os seus salários. É LAMENTÁVEL…

  22. Anônimo says:

    E igual a restrição das 20 às 5 da manhã aqui já tem baili Frank nem os ônibus conseguem passar sou
    Vanessa

  23. Anônimo says:

    Marlene
    Angelo isso é uma vergonha faço tratamento de artrose muitos exames emfiltaçao muitas vezes vou pra loje e temos que ter a condução se quiser se tratar porque tenho 63 não tenho direito e uma falta de respeito com ser humano

    • Anônimo says:

      Olá boa noite Marlene te direto sim de um bilhete especial é só entra no site. Do bilhete de deficiência lá você vai encontrar todos procedimento com laudo e o side.ok boa sorte

  24. Isso é bom acontecer , para os paulistanos tomar vergonha na cara e nas próximas eleições tirar o psdb do comando.

    • Marlene Ribas says:

      É verdade. Esses políticos que estão aí, sentem prazer na destruição dos direitos dos pobres e trabalhadores que foram conquistados após anos de luta.

    • Rubens Machado Esteves says:

      Os nossos governantes são uns parasitas, estão enganando o povo a muito tempo e o povo gosta de ser enganado, e só vermos uns contra os outros defendendo homens sem caráter, sem o temor de Deus, vendo pessoas passando fome e morando na rua, cada vez mais oprimindo o povo com tarifas altas, luz, água, gás, impostos, comida, homens sem dignidade, somente Deus pode nós livrar deste mal.

  25. Acho que eles fazem de propósito o título da notícia só pra gente ler , eles querem audiência gente dó mau so pensa em grana .

  26. Anônimo says:

    Agora mais que nunca estamos precisando desse nosso direito para podemos procurar emprego, já que perdemos tudo com o emprego.
    Será que ninguém sabe valor para pegamos um condução. E procurar emprego na atual situação do país.

    • Ieda Peres says:

      E que precisa de médico então do SUS , exames lá onde judas perdeu as botas RS é revoltante,mas eles não precisa né tem os melhores hospitais .pra que pensar nos pobres mortais , Deus tenha misericórdia desses homens coração mau .

    • Anônimo says:

      Bem feito assim o povo aprende escolher melhor na hora de vota ainda tem Gent burra que briga por esses lixos

  27. WASHINGTON says:

    Não entendi nada, tenho 63anos meu cartão do idoso foi suspenso,posso pedir pra reativar e usar normalmente no transporte público.

    • Anônimo says:

      A matéria é enganosa ou não foi revisada, pois o título fala uma coisa e o texto outra. Continua tudo suspenso, como antes

  28. Antonio Marcos Piedade says:

    A matéria está controversa, no título fala que mantém a gratuidade e no texto diz que não.

  29. Anônimo says:

    Tá confusa mesmo essa notícia, mas vamos lá:
    O MP entrou com recurso no órgão especial do TJ pedindo para voltar a gratuidade, no entanto o órgão negou. Assim está mantida a suspensão da gratuidade.

    • Anônimo says:

      Agora mais que nunca estamos precisando desse nosso direito para podemos procurar emprego, já que perdemos tudo com o emprego.
      Será que ninguém sabe valor para pegamos um condução. E procurar emprego na atual situação do país.

  30. Quem falou que esse cara é jornalista, deve ter tirado ZERO em redação, o título da matéria fala uma coisa, a matéria fala outra. Um verdadeiri enganador

  31. Roque Luís da Silva says:

    Profissionais na imprensa com esta qualidade? Que m…. é esta? Título pra um lado texto para outro. rs

  32. Antonio Lourenço da Silva says:

    Ler uma notícia dessa, é como ver noticiários na TV, cada um fala a merda que quer e ninguém entende nada. Ultimamente a imprensa de uma forma geral, muito tendenciosa e podre mesmo. Aí vem uma matéria assim, pra dizer que foi mantida a suspensão de gratuidade… Não podíamos esperar outra coisa, de quem vive as custas do povo que trabalhou e trabalha de verdade em nosso país.

  33. Gilson Costa says:

    Ou polvo confuso!
    Assim como quem escreveu a matéria.
    A matéria está confusa,mas li 2 vzs e entendi.
    O recurso que dá gratuidade,continua suspenso pelo MP.para a faixa etária 60 a 64.

    • Anônimo says:

      É lamentável, muita gente cancelando consultas, por não ter condições de pagar o transporte.E o pior em plena pandemia onde muitos perderam os empregos como os filhos netos que podiam
      Ajudar seus pais e avós.O único país que não valoriza seus idosos e que tanto fizeram pelo país.

    • José Carlos da Silva says:

      É uma pouca vergonha negar a gratuidade nos ônibus aos idosos acima de 60 anos. Esses indivíduos não são misericordiosos, só pensam em si mesmo e ganham o nosso dinheiro de salário para prejudicarnos . Mal sabem eles que somos nós brasileiros que pagamos os seus salários. É LAMENTÁVEL…

  34. Ronaldo Martins says:

    O titular da matéria não tem revisor, escreve o título ao contrário do que publicou, como disse amigo acima, Somente para atrair a nossa atenção ou é muito desatento.

  35. Nunca deveria ter tirado ó direito..dos idosos…isso foi maldade…Deus abençoe a quem está..voltando nosso direito.

  36. O escrevedor fez um título com a intenção de atrair a atenção para a leitura da matéria..nos enganou…ou será mesmo um erro desproposital???

  37. Renata Haydu says:

    Está meio confuso…..o MP mantém a gratuidade,mas entrou com recurso no Órgão Especial porém foi negado?
    Eu juro que li 2 vezes e não entendi…

    • EVERTON A LOPES says:

      Acho que estou emburrecendo com a idade.!!! Eu também li…reli…li de novo e reli mais uma vez e fiquei Com a certeza que o Igor, que escreveu a matéria, precisa urgentemente voltar pra escola!!
      Fiquei feliz na 1a lida e mais triste ainda com as outras lidas!
      Acho que me fudi de vez.
      Ou não?? Ou sim???
      Responde essa, Igor!

    • José Jerferson de Araujo says:

      Bem feito. Foram votar nessa gente. Agora chora. Aqui se faz, aqui se paga, ainda prestarão contas a Deus no dia do Juízo final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.