

O Metrô de São Paulo lançou uma licitação para escolher uma empresa ou consórcio que fará o projeto básico para adequar a estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, para receber a futura linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim) da Acciona.
O aviso de concorrência foi publicado nesta quinta-feira, 12 de novembro, e o edital completo será disponilizado na sexta-feira, dia 13.
A sessão de entrega de propostas foi marcada para 21 de janeiro de 2021.
A estação São Joaquim foi projetada nos anos 60 e inaugurada em fevereiro de 1975, sem previsão de qualquer conexão com outra linha metroviária. Desta forma, a estação que tem 45 anos, terá que receber intervenções significativas.
A solução encontrada para o Metrô foi construir uma nova São Joaquim mais ao sul, a cerca de 100 metros da atual e a uma profundidade de 54 metros.
A Linha 6-Laranja está prevista para ser entregue em 2025. Ela terá 15,3 km de extensão, e vai ligar a região da Brasilândia à estação São Joaquim ao longo de 15 estações.
Ela terá integração com outras quatro linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O trajeto, que atualmente tem tempo médio de 1h30 e só pode ser feito por meio de ônibus no transporte público, passará a ser percorrido em apenas 23 minutos quando todo o trecho estiver em operação.
O projeto completo da Linha 6-Laranja inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.
Os trens serão fornecidos pela Alstom.
Siga o Rede Noticiando
Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.
Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.
A serviço da informação!