dezembro 3, 2020

O Metrô de São Paulo lançou uma licitação para escolher uma empresa ou consórcio que fará o projeto básico para adequar a estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, para receber a futura linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim) da Acciona.

O aviso de concorrência foi publicado nesta quinta-feira, 12 de novembro, e o edital completo será disponilizado na sexta-feira, dia 13.

A sessão de entrega de propostas foi marcada para 21 de janeiro de 2021.

A estação São Joaquim foi projetada nos anos 60 e inaugurada em fevereiro de 1975, sem previsão de qualquer conexão com outra linha metroviária. Desta forma, a estação que tem 45 anos, terá que receber intervenções significativas.

A solução encontrada para o Metrô foi construir uma nova São Joaquim mais ao sul, a cerca de 100 metros da atual e a uma profundidade de 54 metros.

A Linha 6-Laranja está prevista para ser entregue em 2025. Ela terá 15,3 km de extensão, e vai ligar a região da Brasilândia à estação São Joaquim ao longo de 15 estações.

Ela terá integração com outras quatro linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O trajeto, que atualmente tem tempo médio de 1h30 e só pode ser feito por meio de ônibus no transporte público, passará a ser percorrido em apenas 23 minutos quando todo o trecho estiver em operação.

O projeto completo da Linha 6-Laranja inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

Os trens serão fornecidos pela Alstom.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.