abril 13, 2021
CPTM

Metrô transfere terreno da Estação Brás para “o nome” da CPTM

O terreno onde fica a Estação Brás do Metrô de São Paulo foi transferido para o nome da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Emitido pelo Barão de Mauá, que convenceu o Império a fazer a linha férrea, o documento era datada de 1987, segundo informações da coluna de Monica Bergamo, no Jornal “Folha de São Paulo“.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, pasta comandada por Alexandre Baldy, vai conceder a área para a iniciativa privada, que terá que erguer um complexo de torres residenciais e corporativas, além de expandir a área comercial da estação.

O governo Doria arrecadou R$ 32 milhões com a outorga dessa concessão.

Em uma rede social, Alexandre Baldy destacou o feito:

Em nota a CPTM falou sobre o tema:

“Depois de 154 anos, a CPTM recebeu a transferência definitiva do terreno onde atualmente está localizada a Estação Brás, a mais movimentada da companhia, atendendo as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira e fazendo a interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Anteriormente, a matrícula do terreno foi emitida pelo Barão de Mauá durante o Império Brasileiro, precursor das estradas de ferro no Brasil. Com a regularização, a CPTM se beneficia em poder propor e realizar parcerias privadas que possibilitarão novas opções de comércio e serviços para os passageiros que utilizam a estação localizada na região central da capital paulista”.

A Estação Brás possui uma área de cerca de 23 mil metros quadrados e também abriga o Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTM, que controla simultaneamente as sete linhas da companhia.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.