abril 13, 2021

O Metrô de São Paulo deu detalhes da futura Linha 16-Violeta que promete ligar a estação Oscar Freire até o Jardim Brasília, próximo ao Artur Alvim, na Zona Leste da capital.

O projeto que está em estudo prevê uma extensão operacional de 21,8 km de extensão, 1 pátio de manutenção, 21 estações e 30 trens. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, “A Linha 16-Violeta se apresenta como alternativa ao traçado do trecho São-Joaquim-Cidade Líder, anteriormente proposto para extensão da Linha 6-Laranja, atendendo à população da zona leste de São Paulo”.

Em uma das alternativas em estudo, a Linha 16-Violeta prevê conectar-se com a Linha 4-Amarela, na Estação Oscar Freire e seguir paralelamente à Linha 2-Verde. Na futura estação Jardim Paulista integrará com a futura Linha 19-Celeste e na estação Paraíso com as linhas 1-Azul e 2-Verde. A seguir passará por regiões importantes como Aclimação, Vila Monumento, interligação com as Linha 10-Turquesa da CPTM, passando por Alto da Mooca e seguirá em direção à futura estação Anália Franco, da Linha 2-Verde, passará por Vila Formosa e Vila Antonieta até Cidade Líder e sua estação terminal, no Jardim Brasília, já próximo de Artur Alvim.

A demanda estimada para a operação comercial da linha é de 630 mil passageiros por dia útil. Segundo o documento, a estimativa é que a Linha 16-Violeta entre em operação em 2034.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Osvaldo Crespo says:

    Por que o Governo anuncia uma obra para 2034.?
    Temos a linha 6, entrega para Dez/21.
    Linha 2 Expansão Verde pra 2026.
    E neste hiato o que fará o Metrô?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.