O METRÔ – Companhia do Metropolitano de São Paulo, completa nesta terça-feira, 14 de setembro de 2021, 47 anos de operação. Hoje, à empresa possuí seis linhas em operação, sendo que duas delas foram concedidas à iniciativa privada.

Operadora do “coração de SP”, local como é conhecido a estação Sé, que abriga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, à empresa vem se fortalecendo a cada ano, trazendo melhorias para o sistema sobre trilhos, modernizando sua tecnologia, e mantendo-se como a alternativa mais rápida de deslocamento entre os usuários.

O Metrô de SP é o maior e mais movimentado sistema de transporte metroviário do Brasil, com uma extensão de 101,1 quilômetros de linhas, distribuídas em seis linhas, com um total de 89 estações, sendo 62 operadas pelo Metrô, e o restante operadas pela iniciativa privada por meio de concessão.

Em 14 de setembro de 1974, o trecho Jabaquara ↔ Vila Mariana começou a operar comercialmente e, em 1975, o projeto da Linha Norte–Sul foi concluído, ligando o Jabaquara a Santana, hoje denominada Linha 1–Azul. Depois, em 1979, começou a operar o primeiro trecho (Sé ↔ Brás) da Linha Leste–Oeste — hoje denominada Linha 3–Vermelha, concluída em 1988. No ano de 1991, foi concluído o primeiro trecho da Linha 2–Verde: Paraíso ↔ Consolação. Em 1998, após algumas extensões, a linha operava entre Ana Rosa e Vila Madalena, a maior extensão no trecho oeste da linha até o momento. Também naquele ano foi concluída a extensão norte da Linha 1 até o Tucuruvi, o que concluiu a linha, segundo os planos estabelecidos na época. Em 2002, foi inaugurado o trecho inicial da Linha 5–Lilás, predominantemente elevado, operando no trecho Largo Treze ↔ Capão Redondo.

Considerado um dos mais modernos e limpos do mundo, o Metrô de São Paulo ocupa a 12.ª posição em número de passageiros transportados por ano, com 1,1 bilhão (marca atingida em 2017).Seu recorde foi de 4 916 659 passageiros em um único dia, em 14 de novembro de 2013.

O intervalo entre trens (headway) do Metrô, atualmente de 99 segundos, é o terceiro menor do mundo. O sistema de trens de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo atingiu a marca de 7,8 milhões de pessoas transportadas por dia. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), 75% de todas as pessoas que utilizam trens e metrôs em todo o Brasil são transportadas pelo sistema metroferroviário paulista (dados antes da pandemia*).

“Parabéns Metrô! Parabéns às pessoas – passageiros e funcionários – que fazem desta empresa um orgulho dos paulistanos e do Brasil”, disse o atual presidente da companhia, Silvani Pereira, em uma rede social.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.