O BRT no ABC Paulista, que foi colocado como alternativa a extinção da Linha 18-Bronze do monotrilho, ganhou mais um capítulo no último dia 10 de dezembro, porém, somente foi revelado nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, após o governo do estado publicar a ata da reunião do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização. Na ocasião foi abordada a extensão do contrato de concessão do Corredor ABD, operado pela empresa Metra, que vence em 2022.

Em resumo, os representantes apresentaram duas propostas para que o projeto saia do papel e seja tocado pela iniciativa privada.

As altenativas para debate foram às seguintes:

1° Incluir o BRT do ABC em uma concessão conjunta dos transportes metropolitanos por ônibus (denominada de área 5 pela EMTU). Nesta cenário, a ideia seria em uma única concessão englobar os ônibus comuns e seletivos do sistema da EMTU (que nunca se quer foi licitado), O corredor ABD de ônibus e trólebus BRT do ABC, incluindo investimentos de implantação.

2° Prorrogar o contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD, com incorporação de todos os investimentos novos propostos para o BRT do ABC. Segundo os membros dos conselhos, o modelo por ser viabilizado pela Lei Estadual nº 16.933/2019, artigo 7º, § 1º e ampliaria o contrato com a empresa em 25 anos.

Até o momento não houve decisão sobre as alternativas e novas propostas podem surgir.

Até hoje não foi apresentado nenhum projeto concreto relacionado ao corredor de ônibus do tipo BRT, intitulado Metropolitano ABC, cujo trajeto trajeto que contemplaria as cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo, com fim no Terminal Sacomã, possuindo 17,3 km extensão, 20 paradas e 3 terminais.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.