maio 18, 2021

O corredor de ônibus BRT do ABC deve ser repassado para a concessionária Metra. O modal vai substituir a Linha 18-Bronze do monotrilho e a gestão Doria aprovou entregar o projeto de construção e operação para a empresa controlada pelo grupo Auto Viação ABC.

Não é nenhuma novidade e até já era esperado que a Metra ficaria com o modal. Essa hipótese chegou a ser cogitada no início do ano, quando um documento da EMTU revelou a intenção de entregar o modal para a concessionária mediante uma renegociação em que a concessão do Corredor ABD seria ampliada tendo em contrapartida o investimento privado no BRT.

Segundo a ata da reunião dos conselhos de Desestatização e Parcerias Público-Privadas, realizada em 21 de dezembro, a Metra assumirá o BRT e linhas secundárias de ônibus intermunicipais na região do ABC mediante a prorrogação antecipada do contrato de concessão do Corredor ABD por mais 25 anos.

A Metra já vinha negociando a ideia com a EMTU, segundo revelou o assessor da Presidência da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A – EMTU, Manoel Marcos Botelho, “após proposta inicial da Concessionária Metra, foram realizadas diversas rodadas de negociação, chegando-se a uma modelagem econômico-financeira mais favorável ao Poder Concedente do que aquela decorrente de uma licitação própria, contando com os mesmos serviços objeto da proposta de prorrogação antecipada“.

Uma outra alternativa seria lançar uma nova licitação que reunisse os dois corredores e as linhas intermunicipais, porém, a ideia foi descartada como inviável sem qualquer explicação no documento.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo colegiado, formado por integrantes do governo como o vice-governador e secretário de Estado, Rodrigo Garcia, pela prorrogação da concessão do Corredor ABD pela implantação do BRT com a Metra.

No entanto, a concessionária terá que se adequar e o novo contrato deve incluir algumas clausulas mais atuais, como a que prevê o compartilhamento de receitas acessórias, e índices de reequilíbrio financeiro em caso de despesas variáveis. A Metra ficará com a responsabilidade pelas desapropriações necessárias e a implantação integral do projeto.

Um outro ponto importante é que a nova concessão deverá permitir que a Metra possa subcontratar outras operadoras para qualquer um dos serviços previstos no novo acordo.

O BRT tem estimativa de 17,3 quilômetros de extensão, com 20 paradas, ligando o Centro de São Bernardo, passando por Santo André e São Caetano e chegando à Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Há também possibilidade de integração com terminais presentes do Corredor ABD, que liga os bairros paulistanos do Jabaquara, Zona Sul, e São Mateus, Zona Leste, cortando a região, passando por Santo André, São Bernardo e Diadema.

Desta forma, o ABC segue em um monopólio literal do transporte público na região, e a gestão Doria “se livra” da necessidade de investir recursos, como por exemplo, no projeto da Parceria Público-Privada (PPP) da linha 18.

A Metra seria diretamente afetada pelo monotrilho, e a revelação que os donos da concessionária vinham negociando a EMTU a renovação antecipada da concessão em troca do BRT, só prova que o cancelamento do monotrilho não teve nenhum problema técnico ou financeiro, mas político.

A população do ABC continuará sendo servida por ônibus, sem qualquer prioridade da atual gestão em levar o sistema sobre trilhos para a região. Das contrapartidas na extinção da linha 18, a Linha 20-Rosa ainda está na fase inicial e não deve sair do papel tão cedo, a modernização da linha 10-Turquesa segue a passos de tartaruga, onde apenas trocaram trens mais antigos por seminovos, e o corredor de ônibus BRT, segue sem nenhum projeto apresentado, só ganhou uma “mãe”, a Metra.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.