O Metrô de São Paulo deve republicar ainda nesta semana o edital para a elaboração do projeto básico de engenharia e arquitetura da linha 19-Celeste, que ligara o município de Guarulhos até o centro de São Paulo.

A licitação foi lançada originalmente no início do ano, porém, acabou sendo anulada pelo TCE, a pedido do sindicato que reúne as empresas de projetos, o SINAENCO.

A linha 19-Celeste deve contar com 15 estações ao longo de 17,6 km de extensão. É previsto que a nova linha metroviária transporte cerca de 630 mil passageiros por dia no trecho Bosque do Maia – Vale do Anhangabaú. O tempo estimado de viagem será de 27 minutos e a meta é de ter um intervalo mínimo de 90 segundos e uma frota composta por 47 trens.

Em relação as 47 composições, todos eles devem seguir o padrão visto na linha 4-Amarela, com bitola internacional (1.435mm) e o sistema de sinalização CBTC e padrão de automação GoA4, que permite que os trens circulem sem operador.

As 15 estações da linha 19-Celeste serão à seguintes: Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.

Todas elas terão plataformas laterais e portas de plataforma. O pátio de manutenção Vila Medeiros será erguido próximo a confluência entre as rodovias Dutra e Fernão Dias.

Ela terá conexões com as linhas 2-Verde (Dutra), 11-Coral (Pari), 1-Azul (São Bento) e 3-Vermelha (Anhangabaú).

A gestão Doria espera que esse novo ramal seja construído e operado pela iniciativa privada, no entanto, a modelagem de concessão só será feita após a conclusão do projeto básico, que tem prazo de 25 meses para ser entregue por completo.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Precisa urgente metrô liga guarulhos com sp centro, nós moramos aqui temos bem pouca opção de transporte, a não ser ônibus velhos da EMTU, sem Sr condicionado, antigo, barulhento, sujo, fedido cheio de covid, desaforo da prefeitura e e do governo, uma cidade onde há muitas empresas sem transporte. Vergonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.