

A chegada da Linha 19-Celeste do Metrô ao município de Guarulhos, na região metropolitana do Estado, deve ficar para a segunda fase quando for dado início ao período de obras de construção deste novo ramal metroviário.
Segundo um relatório publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, o Metrô prevê entregar o trecho Pari – Jardim Julieta em 2028, e o trecho Anhangabaú – Guarulhos – Bosque Maia em 2029.
A hipótese de entregar o trecho entre as futuras estações Pari e Jardim Julieta pode estar ligada à proximidade com um futuro pátio de trens que está localizado na Vila Medeiros.
O projeto básico está em fase de contratação, cujo edital deve ser relançado em breve, após ser questionado na Justiça, e ainda não é conhecido como será a modelagem econômica para a construção da Linha 19-Celeste do Metrô.
O ramal está projetado para uma extensão operacional de 15,8 Km, 15
estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
Estão previstas conexões com as Linha 3-Vermelha na Estação Anhangabaú, do Metrô, Linha 1-Azul na Estação São Bento e Linha 2-Verde na futura Estação Dutra e com a CPTM na Linha 10- Turquesa e 11-Coral na futura Estação Pari.
40 trens devem ser adquiridos pelo Metrô de São Paulo para operar nesta linha.
Não há previsão para o início das obras.
Siga o Rede Noticiando
Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.
Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.
A serviço da informação!