A CPTM lançou uma licitação que abre caminho para que a linha 13-Jade chegue finalmente até a estação Palmeiras-Barra Funda. A licitação é para a elaboração do projeto executivo e implantação do sistema de sinalização e de energia para levar o ramal de Luz até a estação multimodal.

De acordo com o edital, o serviço deverá ser executado dentro de três anos a partir da ordem de serviço, desta forma, sua conclusão deve ocorrer em 2024, sem contar possíveis atrasos; A abertura das propostas está prevista para o dia 26 de fevereiro de 2021.

O edital diz ainda que os recursos para os trabalhos virão de financiamentos não utilizados pelo governo em outros projetos.

A ida do ramal até Barra Funda deve ser realizado por meio do Expresso Linha 13-Jade, que reestreou em dezembro, em um novo formato, com viagens de hora em hora, e a tarifa no valor de R$ 4,40.

Existe a expectativa que com a ida do ramal até Barra Funda, a CPTM possa oferecer um volume maior de viagens, ou seja, reduzindo o intervalo do expresso que hoje é de hora em hora.

No entanto, com o avanço da Linha 13-Jade, a Linha 7-Rubi – que hoje liga o Brás até Jundiaí – deixará de atender a estação da Luz, o que foi confirmado pelo edital.

Para se ter uma ídeia, em Palmeiras-Barra Funda há plataformas ociosas que podem receber as duas linhas e também o futuro Trem Intercidades.

Vale destacar que a adequação das vias entre Luz e Barra Funda, cujo trecho tem cerca de 3,5 km, também será usado pela Linha 11-Coral, que também será “esticada” para a estação multimodal de Barra Funda.

Entre as ações previstas no contrato está a reconstrução de 9 km de trilhos e infraestrutura de suporte a eles, ampliação da capacidade das subestações de energia do trecho e instalação do sistema de sinalização compatível com as linhas 11-Coral e 13-Jade.

Não podemos esquecer que a CPTM precisará concluir outros projetos de modernização, para viabilizar toda essa reestruturação do eixo central, como por exemplo, reduzir o intervalo entre os trens da linha 12-Safira para 3 minutos.

A Linha 13-Jade chega atualmente até Luz compartilhando as vias das linhas 12-Safira e 11-Coral.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.