junho 23, 2021

Disponível desde maio de 2020 no Estado de São Paulo, o licenciamento veicular eletrônico do Detran.SP completa neste sábado, 8 de maio, um ano de existência, com a marca de 16 milhões de documentos digitais emitidos.

Conhecido também como CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônico), o documento pode ser apresentado pelos motoristas de duas formas: online pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, ou impresso em papel A4 pelos canais digitais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

“O processo de digitalização dos serviços oferecidos pelo Detran.SP atende as necessidades de um usuário cada dia mais conectado. Agregar tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão é fundamental, sobretudo, neste período de pandemia que atravessamos”, afirma o diretor-presidente do órgão estadual de trânsito, Ernesto Mascellani Neto, que também é presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND).

Como fazer

Para licenciar o veículo, o cidadão deve informar o número do Renavam e pagar, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA, eventuais multas e a taxa de licenciamento. Vale reforçar que, para o documento ser emitido, o proprietário deve estar com todos os débitos vinculados ao veículo quitados.

Após o pagamento, o documento é disponibilizado online ao motorista para impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Para fazer o download, o condutor deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, do Governo Federal, disponível nas plataformas Android e IOS.

Para acessar o aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/), informando apenas o CPF e a senha. Já usuários novos precisam se cadastrar, seguindo o passo a passo informado no site.

Serviços digitais

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar mais de 70 opções de serviços online do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.

O Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras, que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

Tutoriais

O Detran.SP possui um hotsite com conteúdo simples e didático para que o cidadão possa, por meio de vídeos tutoriais disponibilizados, aprender a realizar serviços que antes necessitavam de agendamento presencial e agora podem ser efetuados pela internet, com poucos cliques no aplicativo do Poupatempo Digital. Para conferir, basta acessar o link: https://detrandigital.sp.gov.br.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.