À circulação dos trens em três linhas da CPTM amanheceu prejudicada nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, devido à greve dos ferroviários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, que representa os trabalhadores das três linhas, reclamam da falta de acordo e cumprimento de promessa da CPTM, do secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, e da gestão do governador João Doria, que recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), sobre os reajustes salariais determinados pelo desembargador da justiça trabalhista, Rafael Ribeiro, e 3,63% (arredondamento de 3,634730%) para 1º de março de 2020; e 6,36% (arredondamento de 6,363840%) para 01º de março 2021.

Segundo o sindicato, o secretário Alexandre Baldy havia feito à promessa de não recorrer de decisões judiciais sobre a campanha salarial da categoria.

A circulação dos trens ocorre de forma parcial, entre Luz e Guaianases, na Linha 11-Coral, o trecho entre Guaianases e Estudantes está interrompido. Já nas linhas 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13-Jade (Engenheiro Goulart – Brás e Expresso Aeroporto), à circulação dos trens está interrompida.

À greve está em andamento e foi deflagrada por tempo indeterminado. Um acordo entre à CPTM e o sindicato pode determinar o fim deste ato e a volta da normalidade nos trens e estações.

Confira um resumo de tudo que está acontecendo abaixo:

04h00- Inicio da operação comercial, com trens circulando somente entre às estações Luz e Guaianases (Linha 11-Coral), trecho entre Guaianases e Estudantes e, às linhas 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13-Jade ( A circulação dos trens ocorre de forma parcial, entre Luz e Guaianases, na Linha 11-Coral, o trecho entre Guaianases e Estudantes está interrompido. Já nas linhas 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13-Jade (Engenheiro Goulart – Brás e Expresso Aeroporto), à circulação dos trens está interrompida.

06h00- O Rodízio de carros na cidade de São Paulo foi suspenso por determinação do prefeito Ricardo Nunes (MDB), em razão da greve dos ferroviários da CPTM.

07h00- A SPTrans explicou em nota que foi ativada à operação PAESE com ônibus percorrendo o trajeto entre às estações estações Jd. Romano e Tatuapé. São 22 veículos em operação para atender à população.

08h00- O secretário-geral do sindicato, Múcio Alexandre Bracarense, afirmou em entrevista à TV Globo que a categoria tenta negociar há dois anos, e relata o descaso e desrespeito nas tratativas com a empresa.

Segundo ele, o sindicato foi chamado pelo secretário de Transportes para uma conversa e, após mais de duas horas de espera, o encontro foi cancelado.

Ele também afirma que a narrativa do governo sobre pedido de aumento tenta colocar a população contra a categoria, que não pleiteia aumento, mas, sim, reajuste. “Ninguém está falando em aumento. Estamos falando em reajuste”, diz.

Ainda de acordo com o secretário-geral, 65 a 70% [dos trabalhadores] ganham em torno de R$ 3,5 mil.

09h00- O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse durante uma entrevista à Rádio Bandeirantes que vai abrir processo para à concessão das Linha 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

10h00- A operação segue normal nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa (Serviço 710 entre Rio Grande da Serra e Jundiaí), na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi-Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú-Bruno Covas/Mendes-Vila Natal). Assim como em todas as linhas do Metrô de São Paulo.

17h00- Segundo à CPTM, a circulação dos trens na Linha 12- Safira foi retomada, de forma parcial, entre às estações Brás e Itaim Paulista.

17h10- Neste momento à circulação dos trens ocorre de forma parcial na Linha 11- Coral, no trecho entre às estações Luz e Guaianases e na Linha 12- Safira, entre às estações Brás e Itaim Paulista. O trecho entre às estações Guaianases e Estudantes e Itaim Paulista e Calmon Viana segue paralisado, assim como a Linha 13- Jade, em razão da greve dos ferroviários.

*Em atualização

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.