Pelo menos quatro linhas da CPTM serão afetadas por uma greve nesta quinta-feira, 15 de julho de 2021, a partir das 00h. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, não terão circulação de trens.

Segundo os sindicatos, à CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, não apresentou uma nova proposta referente ao impasse trabalhista.

Leia também: Veja às últimas informações da greve que atinge quatro linhas da CPTM neste link.

Uma reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) chegou a acontecer nesta terça-feira, dia 14, mas sem sucesso.

O movimento grevista foi motivado pelo fato de a companhia encerrar as negociações sobre o pagamento da PPR (Programa de Participação nos Resultados) referente ao ano de 2020 que ainda não foi pago e deveria ter sido quitado em março deste ano de 2021.

A situação se agravou quando acabaram as negociações com zero reajuste sobre a data base de 2021 e 2022.

Confira o comunicado dos sindicatos na íntegra:

Sem acordo em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, os Sindicatos da Sorocabana, de São Paulo e dos Engenheiros de São Paulo convocaram os ferroviários e se reuniram em assembleia para dar andamento à paralisação nessa quinta-feira, dia 15/07. “O TRT propôs que a CPTM repusesse o salário em 6,22%, mas a empresa não aceitou. A categoria está cansada de tanto desrespeito e resolveu parar o serviço a partir da 0 hora dessa quinta”, esclareceu o presidente interino do Sindicato da Sorocabana, José Claudinei Messias.

Os Sindicatos entraram com ação de Dissidio Coletivo de Greve no TRT solicitando que a empresa aceite os termos propostos no ACT 2021/2022 que foi parcialmente assinada, mas, justamente, as cláusulas econômicas não foram aceitas pela companhia que insistem em reajuste zero pelo segundo ano seguido. “O ferroviário trabalhou toda a pandemia e se dedicou, já no ano passado a empresa não reajustou o salário e agora querem isso de novo, mas tudo aumentou, como os ferroviários vão ter condições de viver sem saber se vão conseguir pagar as contas”, indaga Messias.

Reunidos em assembleia, os ferroviários, resolveram avançar com a greve paralisando o serviço a partir da 0 hora dessa quinta-feira, dia 15/07, sem previsão de retomada da operação.

Linhas afetadas:

  • Serviço 710: Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, de Rio Grande da Serra até Jundiaí;
  • Linha 8-Diamante, de Júlio Prestes até Amador Bueno;
  • Linha 9-Esmeralda, de Osasco a Grajaú

A operação nas linhas 11-Coral (Estudantes-Luz), 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 13-Jade será normal.

Todas as linhas do Metrô de São Paulo, das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, os ônibus gerenciados pela EMTU e pela SPTrans, irão operar normalmente.

Leia também: Veja às últimas informações da greve que atinge quatro linhas da CPTM neste link.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.