julho 31, 2021

O governo de São Paulo voltou a falar essa semana sobre uma nova estação em Rio Grande da Serra. A atual parada é uma das mais precárias do sistema gerido pela CPTM, onde boa parte da sua estrutura está ali há décadas.

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) autorizou o projeto da nova estação de Rio de Grande da Serra. O investimento será de R$ 47 milhões e promete melhorar a mobilidade da população.

A nova estação ficará ao lado de um novo terminal de ônibus que esta sendo construído pela prefeitura de Rio Grande da Serra.

A nova estação fará com que os trens deixem a atual malha, usando uma nova, terminando o trajeto em uma área terminal de fato. Desta forma, apenas os trens da MRS Logistica irão seguir viagem utilzando a passagem de nível rumo a Baixada Santista.

A atual estação deverá ser mantida, e espera-se que vire um local de uso público.

Promessa de nova estação é antiga

Em 2006, o governo de São Paulo já havia feito a promessa de realizar a construção de uma nova estação, antes da passagem de nível, que causa desconforto aos passageiros, já que precisam esperar a passagem das composições de passageiros e de carga.

Em 2012 a CPTM contratou um projeto básico junto ao Consórcio SETEC Hidrobrasileira/EBEI por R$ 4,1 milhçoes e deveria ter sido concluida.

Já em 2012, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), confirmou que a licitação para a construção da nova estação de Rio Grande da Serra seria publicado em agosto daquele ano e as obras teriam início em 2014, algo que não aconteceu.

Em julho de 2014, a CPTM prorrogou o prazo para execução do dos projetos em seis meses, mas, nada evoluiu. Em setembro de 2020, a CPTM rescindiu o contrato com o consórcio que não se comprometeu a quitar integralmente o valor devolvido.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Erick Tamberg says:

    Se essa estação sair do papel como “terminal”, será mais um prego no caixão de Paranapiacaba, criminosamente desativada para os trens regulares da CPTM há 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.