O governo de São Paulo se prepara para lançar, até o terceiro trimestre, a consulta pública do Trem Intercidades (TIC), que será licitado em lote com a Linha 7-Rubi da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Segundo Alexandre Baldy, a princípio, será feita uma Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar o empreendimento, que vai ligar o centro da capital paulista à cidade de Campinas, no interior do Estado.

O projeto ainda depende da aprovação da renovação antecipada do contrato de concessão da malha ferroviária federal com a MRS. Em troca da prorrogação contratual de mais 30 anos, a concessionária deverá fazer uma série de investimentos. O principal deles será a segregação das linhas destinadas a carga e a passageiros – operações que hoje são compartilhadas. A ideia do TIC é usar como dessas novas linhas para transportar passageiros ente São Paulo e Campinas em cerca de uma hora.

A renovação da MRS estava inicialmente prevista para 2020, no entanto, sofreu atrasos e deve receber o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) até o terceiro semestre de 2021.

A gestão Doria acompanha de perto as negociaçõs e pretende deixar as minutas do edital e contrato prontas para, assim que sair a autoização do TCU ao aditivo da MRS, lançar a consulta pública do novo projeto.

“Queremos três tipos de viagem: um trem expresso, em 60 minutos; um trem intermetropolitano, que não deve parar em todas as estações; e um trem parador, agregando estações de Vinhedo, Valinhos e as que já existem na Linha 7-Rubi da CPTM, que fará o trajeto em cerca de duas horas”, explicou o secretário Alexandre Baldy durante uma entrevista para a Revista Valor.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.