março 8, 2021

A Viamobilidade finalmente colocou em operação o primeiro trem da frota F – ou série 500 fase I – em operação comercial, com passageiros. O trem 505 fez sua reestreia no sábado, 12 de dezembro.

Após um jogo de “empurra-empurra” entre a secretaria dos Transportes Metropolitanos e a concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e administração da linha 5-Lilás de metrô, chega ao fim a novela da volta dessa série, que conta com oito trens.

Os oito trens foram retirados de circulação em 2017, quando a linha 5 passou a operar com o sistema CBTC, desde então, a frota passou por modernização nos sistemas, que ficou sob responsabilidade da Bombardier, com supervisão do Metrô.

Em junho deste ano, o secretário Alexandre Baldy chegou a informar em uma rede social que a modernização dos oito trens estava concluída, e que ficaria à cargo da ViaMobilidade realizar os últimos testes e coloca-los em operação. No entanto, a concessionária informava que “aguardava o recebimento oficial dos trens por parte do governo estadual”, e nessa conversa ficou até o último sábado, dia 12.

Extraoficialmente, fala-se nos bastidores que o real problema nesses trens era a integração com o novo sistema de controle da linha, o CBTC, no entanto, oficialmente nem o governo, muito menos a concessionária que administra a linha, confirmaram ou negaram a informação.

A linha 5-Lilás liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin, e operava com apenas 26 trens, sendo que no pico – em dias lotados – rodavam 25, com apenas um na reserva técnica. Agora, somando os oito trens recém-incoporados à frota da concessionária, serão ao todo 34 trens à disposição, que darão mais oferta de lugares, e consequentemente, devem ajudar na diminuição no intervalo entre as composições.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.