A Alto Tietê Transportes (ATT) assumirá a concessão dos ônibus municipais de Ferraz de Vasconcelos. O novo contrato terá duração de 15 anos e será assinado no próximo dia 25. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (16) pela prefeita Priscila Gambale e pelo secretário de Transportes e Mobilidade Urbana da cidade, Álvaro Costa Vieira, o Kaká, em uma live transmitida pelo Facebook oficial da Prefeitura.

A empresa que assumirá o transporte coletivo venceu o processo de licitação ao se enquadrar em todos os requisitos exigidos pela Prefeitura. O novo contrato não contará com subsídio. Após a assinatura, a ATT terá o prazo de 180 dias para implantar as mudanças na cidade.

O novo contrato vai trazer uma série de benefícios aos usuários do transporte público municipal, mas o principal deles é a troca de 100% da frota por ônibus novos em até três anos, sendo 25% no primeiro ano, 25% no segundo e 50% no terceiro. Os novos veículos passarão a contar com ar-condicionado, rede Wi-Fi e tomadas para carregar celulares.

Além disso, os ferrazenses ganharão um aplicativo de celular para acompanhar os ônibus em tempo real. Com a nova concessão, os usuários poderão baixar o app e saber onde os veículos estão, bem como as rotas que eles seguirão e os horários em que passarão nos pontos das linhas. “Tivemos um processo licitatório de contratação de empresas. Antes, isso era feito por meio de contrato. Temos a empresa vencedora que vai ter que seguir tudo o que foi colocado no edital, definido através de muitos estudos feitos pela Prefeitura. Ele vai ser assinado em 25 de agosto, na outra quarta e, a partir disso, a empresa terá 180 dias para se adaptar e iniciar os trabalhos”, revelou a prefeita na transmissão.

O secretário Kaká disse que o novo contrato marca um “dia histórico” para a cidade, por conta do tempo em que o antigo está em vigência. “O contrato vigente era ligado a um de 1976. Ou seja, há um contrato de 45 anos na Prefeitura de Ferraz. É o mais antigo da Prefeitura. A renovação sempre era ligada a esse contrato. A empresa que ganhou vai ter que seguir todos os parâmetros e requisitos que colocarmos. É um dia histórico”, destacou.

Bilhete e reforma

Além da troca da frota, Ferraz de Vasconcelos ganhará integração entre ônibus. Agora, os usuários poderão, com um bilhete, utilizar dois ônibus pagando apenas uma tarifa. Segundo a prefeita, o contrato tem um valor limite de tarifa de R$ 5,40 que só pode ser alterado por meio de decreto municipal. Ela, no entanto, garantiu que o valor da tarifa atual (R$ 4,40) não será alterado agora. “Neste momento, será mantido o valor atual. Só vamos mudar se as cidades vizinhas mudarem também”, afirmou.

Também serão implantados dois pontos de recarga no município: um na região do Centro, na Praça da Independência, e outro próximo à Avenida Quinze de Novembro.

A prefeita e o secretário afirmaram, ainda, que todos os pontos de ônibus da cidade serão reformados com o novo contrato. “Com o valor que será viabilizado por essa licitação, vamos reformar todos os pontos de ônibus e construir onde não tem”, disse Priscila.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.