O Expresso Luz da Linha 13-Jade, com partidas de hora em hora da estação da Luz e também do Aeroporto Guarulhos, estreou na última terça-feira, 1° de dezembro, e já é considerado um sucesso.

O serviço conta com viagens de hora em hora, durante todo o dia, das 5 até a meia-noite, e o valor da tarifa é a mesma praticada em toda rede metro ferroviária, de R$ 4,40.

Durante a semana foram registrados algumas imagens das plataformas, tanto de Luz, quanto de Aeroporto Guarulhos, cheias, mostrando que o serviço é atrativo para os passageiros.

Plataforma do Expresso Aeroporto (Foto: Gustavo Bonfate)

Talvez, o erro anterior no serviço praticado, o Airport-Express, cuja operação acontecia apenas em alguns horários ao longo do dia e o valor da tarifa era quase o dobro da praticada normalmente, deixavam o serviço “menos atraente”.

Em busca de trazer mais passageiros para a novata da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a secretaria dos Transportes Metropolitanos e a gestão da companhia acertaram em cheio em colocar esse novo serviço em operação.

A expectativa é que o serviço ganhe cada vez mais passageiros, com isso, a CPTM terá que realizar algumas adequações, como por exemplo, ampliar a plataforma 5 da estação da Luz, de onde parte os trens da linha 13-Jade.

O Expresso Aeroporto da linha 13-Jade funciona da seguinte forma:

  • Partindo da Luz os trens obedecem parada nas estações Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos.
  • Partindo de Aeroporto Guarulhos, os trens obedecem parada na estações Guarulhos-Cecap, Brás e Luz.

Vale lembrar que o atendimento entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos continua operando normalmente, com intervalos de 20 a 30 minutos, dependendo do dia de operação.

Além deste serviço, a Linha 13-Jade já opera com mais da metade de sua frota comprada. Ao todo já são cinco trens em operação da série 2500, e até o final deste ano devem estar em operação todos os 8.

Trem da série 2500 em operação na linha 13-Jade

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Pessoal que trabalha na CPTM estudam ??? Tão achando que vai ficar nessa quantidade de pessoas na linha 11 ? Deixa a vacina chegar e os trabalhos voltarem ao normal… A partir de 16:30 hrs já começa o “fervo” na Luz, só ameniza qdo chegar perto das 20 hrs, só quem vive e sabe os “passinhos grudados” qdo vem gente da linha azul, amarela e rubi e vão para coral… A linha Coral não precisa de mais lotação ela já é A MAIS LOTADA DE TODAS AS LINHAS DE SP. Eu quero ver o monte de gente reclamar qdo for destino GRU o trem e a plataforma abarrotada de gente. Em horário de pico isso tá fora, faz outra via… Não tem condições, igual fazer monotrilho na ZL olha a lotação em vagões super pequenos que já está dando e isso que não chegou na estação do bairro com “poucos habitantes” que é Cid. Tiradentes (final)… Vamos estudar, pois vcs não estão fazendo projetos para os 3 gatos pingados que moram nos jardins…

  2. Adeilma says:

    Legal, mas quando vão colocar nossos bilhetes pra integrar com o trem? Porque o dia que utilizei eu tive que pagar o valor inteiro da passagem até a estação e depois outra inteira no pra embarcar no trem, e na volta a mesma coisa.

  3. Não entendi o porquê o trem não parar no Brás sentido aeroporto ,um funcionário da CPTM ,disse não estava parando no Brás porque os passageiros iriam se confundir com o trem sentido guaianases ,sem lógica agora pegamos o trem no aeroporto déssemos na engenheiro Goulart pegamos aq trem sentido Brás super com lotação um em cima do outro ,porque não reduzir o horário sentido luz para 30 minutos tanseria viável para todos passageiros tanto na ida como na volta sentido luz e Brás

  4. ERICK TAMBERG says:

    Seria bom se a CPTM reconstruísse a estação Engenheiro Trindade para atender à linha 13. Todos os ônibus vindos de Guarulhos com destino à Penha (metrô e mercadão), Carrão e Brás passam por ali. Quem embarca na Penha de manhã sabe como e sofrido. Poder descer do ônibus antes e embarcar direto na linha 13 seria um alívio.

  5. Wesley Luiz dos Santos Alves says:

    Ja ts na ora de expandir pras regioes leste de Guarulhos falo de Pmentas vila any marcos freire e aqueles lados de bonsucesso pra quem sobre pro pimentas piratinga e agua chata Seri oti o se isso acontecesse ligar o terminal pimentas ao trem se torna algo viável. Como: Por exemplo eu pego onibus para vim ao centro de guarulhos e circular por alguns outros bairros mais pego o trem se eu preacisar ir ao centro de SP capital é algo extremamente viável. E pensar tambem no fato de que é possível ligar o shopping Internacional de Guarulhos com uma ferrovia talvez nao trem mais talvez metro

    • ERICK TAMBERG says:

      Creio que, com o traçado atual das linhas, o mais viável para Guarulhos seria estender a linha 4-Amarela do Metrô na direção oposta.

      Guarulhos também tem uma interligação ruim com municípios vizinhos. Acharia interessante uma outra linha que cortasse Guarulhos na diagonal, interligando Franco da Rocha a Itaquaquecetuba. Esse traçado atenderia a inúmeros bairros, do Cabuçu ao Pimentas.

  6. Lincoln says:

    Vale lembrar que na configuração atual a Linha 13-Jade ao adentrar a estação Brás provindo da Luz no sentido Guarulhos, as composições utilizam as vias e plataformas concomitantes das Linha 11-Coral e Linha 12-Safira, e somente após da chegada na estação engº Goulart elas se bifurcam em “Y”, a partir daí elas se tornam independentes.

    No Rio bem como nas maiorias dos metrôs e ferrovias mundiais as três linhas de Metrô 1, 2 e 4 possuem este tipo de conexão em “Y”, chamadas de tronco Linha-12 e variante Linha-13 desta forma os usuários se dirigem para seu destino devem observar na chegada, os indicadores de destino sem fazer baldeações nos frontais das composições e nas laterais os letreiros luminosos ao lado das portas que tem esta serventia, de acordo com os gestores da proposta, a não ser que se consideram os usuários analfabetos e não vão conseguir ler vai pegar para o destino errado, na volta até este cuidado é desnecessário.

    Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos da importância da racionalidade padronização e uniformidade da modulação trás para o sistema Metrô Ferroviário tanto para os usuários como para o operador.

    • ERICK TAMBERG says:

      A solução mais simples e óbvia para evitar tomar o trem errado nas plataformas compartilhadas seria pintar os trens com outra cor.

  7. Ivan Lopes says:

    Acho que ainda é muito cedo para dizer que houve aumento de passageiros. Não vi na notícia números que comprovassem a afirmação de aumento… Concordo com os outros comentaristas que o Governo de SP precisa urgentemente se expandir a linha para outros bairros.

  8. Joaquim Martins says:

    Acho excelente os trens estarem operando até a luz, mas acho que poderia ter intervalo de 30 minutos e o governo começar a pensar em ampliar essa linha, por exemplo, passando próximo ao centro de Guarulhos ou ter uma estação próximo a rodovia Presidente Dutra, seria uma excelente opção para a população de Guarulhos e uma diminuição muito grande na quantidade de ônibus circulando pela rodovia e consequentemente nas marginais. Seria um alívio grande no trânsito dessa regiã e uma diminuição no tempo de deslocamento da população. Está na hora dos políticos pensarem em dar qualidade de vida às pessoas.

  9. Roston Gomes says:

    Entao esta nova ligacao vem colaborar com outros anseios da populacao de outros Bairros de Guatulhos que foram muito prejudicados com varios cancelamentos de Linhas Metropolitanas da EMTU nos ultimos meses pela Prefeitura de Sao Paulo e pela Guarulhos Transportes para regiao da Armenia Bras Penha o que fez com a que a populacao superlotasse as linhas da EMTU que sobraram com esta nova ligacao nao sera Beneficiado os usuarios do Aeroporto mas sim Tambem o Parque Cecap Cumbica Sao Joao Taboao e varios outros Bairros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.