abril 13, 2021

A Radial Transporte utilizou mais de 2 mil litros de álcool em gel e produtos de limpeza industrial para higienizar a frota que atende a população de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá em 2020. A empresa de transporte coletivo é pioneira tanto em desenvolver campanhas de conscientização — como o incentivo ao uso de máscara e constante higienização das mãos — quanto em criar barreiras sanitárias para impedir a proliferação do vírus. Somente no ano passado, foram empregados mais de 2 mil litros de álcool em gel, álcool 70%, desinfetante, sabão neutro e bactericidas para esterilizar todos os ônibus que circulam na região do Alto Tietê.

“As ações estão surtindo efeito: estudo realizado pela NTU divulgado em setembro passado demonstrou que o transporte coletivo não está associado ao aumento de casos de Covid-19. A NTU avaliou 15 sistemas de transporte público por ônibus e concluiu que não há relação entre o número de passageiros transportados e a variação do número de casos do novo coronavírus. Em outras palavras, o risco de contágio está substancialmente reduzido no transporte público coletivo por ônibus”, afirma Marcos Bicalho dos Santos, Diretor Administrativo e Institucional da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos.

Além do investimento financeiro, a Radial também mobilizou uma força tarefa entre os colaboradores do setor de limpeza para triplicar a higienização interna e externa dos veículos. Ou seja, os 26 funcionários escalados — divididos em dois turnos de trabalho — realizaram cerca de 300 higienizações por dia, um marco no segmento e uma importante vitória em prol da saúde.

“A gente não ficou de braços cruzados”, comenta Júlia Pereira, coordenadora de Recursos Humanos da empresa: “Nós mobilizamos as equipes e as gerências de todas as garagens desde a primeira notificação de suspeita de coronavírus em Mogi das Cruzes, no final de janeiro de 2020. Traçamos planos, estudamos o cenário e aplicamos nossa estratégia para melhor combater a pandemia“.

“É nosso dever prezar pela saúde dos passageiros, e este é nosso compromisso com a população. Não poupamos esforços para garantir a segurança das pessoas, principalmente aqueles que trabalham em hospitais, farmácias, mercados e em outros serviços essenciais”, conclui.

Todos Contra o Coronavírus

No decorrer do período, foram distribuídas mais de mil máscaras respiratórias para idosos e pessoas consideradas do grupo de risco; o Terminal Norte de Suzano recebeu recipientes de álcool em gel e as costureiras das cidades foram amparadas pelo “Renda Extra Familiar”, um programa idealizado para incentivar a produção de máscaras artesanais e proporcionar apoio financeiro as famílias mais atingidas pela pandemia.

Laura Souza de Oliveira, uma das costureiras favorecidas pelo programa, afirma que a medida foi essencial para não acabar no vermelho: “Eu moro com minha mãe, que é aposentada, e tenho uma filha de oito anos. Na época, a gente não conseguia pagar as contas apenas com o dinheiro da aposentadoria”.

“A gente acabou pego de surpresa. Ninguém imaginava que uma coisa dessas aconteceria. De repente, tudo ficou fechado. Eu trabalhava de diarista e acabei sem minha renda principal por conta disso. Graças a Deus veio essa forcinha da Radial pra gente sair dessa situação tão terrível”, comenta Laura.

Presença constante online, a Radial Transporte também aproveitou das facilidades do ambiente virtual para espalhar conhecimento na forma de vídeos, imagens, links e textos. Mais de 500 mil de pessoas foram atingidas pelas 540 postagens mensais desde o início da campanha “Todos Contra o Coronavírus”, segundo relatório do Facebook.

No total, foram produzidos cerca de 100 vídeos e mais de 70 artes, além da divulgação de materiais oriundos de fontes oficiais e confiáveis. Os informes também circularam na comunicação interna, em murais e em redes de WhatsApp. Em apenas três meses, as páginas de Facebook da Radial Transporte abrigaram 1.620 postagens. As publicações foram organizadas em diferentes editorias ao longo da semana e inseridas a cada hora a partir das 7 horas da manhã. Diversas das publicações alcançaram a faixa de 40 mil visualizações e a média de internautas atingidas foi de 18 mil pessoas por dia.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.