Numa ação com a Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) lacrou nesta quarta-feira, 3 de março de 2021, dois desmanches durante fiscalização na região do Vale do Paraíba.

Na operação, um desmanche foi flagrado por falta de credenciamento junto ao Detran e um por vender peças sem identificação. Os dois estabelecimentos de São José dos Campos sofrerão penalidades administrativas e só reabrirão após cumprirem as exigências legais de cadastramento do local e de todas as peças comercializadas.

No total, foram vistoriados 12 CFCs (autoescolas), dois desmanches e cinco empresas emplacadoras nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e Taubaté.

Além dos dois desmanches fechados, 10 CFCs devem receber penalidades administrativas por apresentarem irregularidades estruturais como medidas das salas, altura das divisórias, condições dos veículos, entre outros. Já as cinco emplacadoras foram flagradas com procedimentos irregulares de descarte de lacres.

Os CFCs, desmanches e emplacadoras deverão responder processo administrativo junto ao Detran e estarão sujeitos a penalidades como bloqueio das atividades, suspensão e até descredenciamento. Como garante a Constituição Federal, todos terão direito a apresentar contraditório e ampla defesa antes da conclusão do processo.

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade, por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento. Para isso, estamos atuando com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Do início deste ano até agora, o Detran.SP já fiscalizou 226 CFCs no Estado a fim de coibir fraudes no processo de habilitação. Qualquer suspeita de irregularidade deve ser denunciada à Ouvidoria do órgão, que pode ser acionada pelo portal www.detran.sp.gov.br. O Detran.SP garante sigilo absoluto ao denunciante.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.