julho 31, 2021

A CPTM realizará obras de manutenção que irão afetar as linhas 12-Safira e 13-Jade neste final de semana.

No sábado, 19 de junho, a partir das 14h a circulação dos trens na Linha 12-Safira será feita por via única entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens no trecho será maior e a linha 12 vai contar com um loop onterno, entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino.

Já no domingo, dia 20, a circulação dos trens no trecho entre as estações Tatuapé, USP Leste, Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, será interrompida. Ônibus do PAESE irão atender ao trecho afetado.

Linha 13-Jade

A partir das 13h00 do sábado, 19 de junho, o Expresso Aeroporto será suspenso. A ação será realizada até o término das obras de melhorias feitas pela CPTM.

Como alternativa, os passageiros podem acessar a Linha 13-Jade, partindo da Estação Engenheiro Goulart.

Obras de melhorias

Atualmente, os trens que seguem pela Linha 12-Safira e pela Linha 13-Jade precisam reduzir a velocidade para cerca de 20 km por hora quando as duas linhas se juntam. Com a troca de três Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) será possível realizar o trajeto com uma velocidade de cerca de 50 km por hora, sem abrir mão da segurança dos passageiros.

Por conta da implantação dos novos AMVs, o que requer um cuidadoso trabalho das áreas de Engenharia e Operação da CPTM, serão necessários quatro finais de semana (19, 20, 26 e 27 de junho, e 3, 4, 10 e 11 de julho) para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos equipamentos. As alterações na circulação e as estratégias operacionais foram pensadas visando minimizar os impactos para a população.

Nos próximos quatro sábados (19 e 26 de junho e 3 e 10 de julho), após às 14h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que altera a circulação, aumentando o intervalo médio e criando um loop interno entre Calmon Viana e Comendador Ermelino. A cada 3 trens que partirem da Estação Calmon Viana, dois irão retornar da Estação Comendador Ermelino e um seguirá para a Estação Brás.

Leia também: Curiosidades do Transporte: Conheça e entenda sobre o AMV

Sistema Paese aos domingos

Já nos próximos quatro domingos (20 e 27 de junho e 4 e 11 de julho), a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade.

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores da CPTM e de empresas contratadas, irão atuar na troca dos AMVs.

“A troca de três AMVs de uma só vez é uma operação complexa, mas a companhia tem o conhecimento e as competências necessárias para isso”, explica Marcelo Machado, Diretor de Engenharia e Obras da companhia.

“Apesar dos transtornos pontuais, o passageiro da CPTM será o maior beneficiado no longo prazo. Para os dias de obras, prestaremos toda a assistência a quem utiliza a Linha 12-Safira e a Linha 13-Jade. Os passageiros serão informados com antecedência, assim como as alternativas disponíveis”, completa Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Leandro inaba Santos says:

    Como sempre nunca cumprem o prazo de entrega de obra, plena segunda-feira 19/07/2021 e nada de obra pronta, e quem paga valores absurdos com imposto e etc… Q fica no prejuízo (Povo)! Brasil onde a lei não traz ordem e muito menos progresso!

  2. Anônimo says:

    O lugar de merda é esse Guarulhos tudo é lento e complicado e essas obras nunca tem fim …. Quando vem uma coisa mais ou menos logo vira uma bosta… O roubalheira só não vê quem não quer

  3. FABIANA Steter Lino DOS SANTOS says:

    Puxa para Guarulhos tudo émaus difícil mesmo , porque seria um sonho uma linha até luz que parece nas estações……
    Porque só tem de hora em hora aí fica difícil .

  4. Júlio César Rocha says:

    Saudações CPTM, devido o grande transtorno (intervalos muito grande, trêm cheios), que tem trazido aos usuários, assim como eu, já fiz a minha troca ou melhoria como vocês dizem. Tenho usado a linha 552 (Santos Dumont/Armênia) e o Executivo 818 (Armênia/Barueri – 2° à Sábado ou vice versa), trazendo conforto, rapidez e o melhor sem aglomeração e empurrões nas plataformas
    e vagões lotadas. E aos finais de semana não tendo muito o que fazer, uso o trem da estação Antônio João ou Carapicuíba até a Barra Funda (linha 8 Diamante) e depois uso metrô linha 3 e 1 (só para, não usar o trem da CPTM) e a linha de ônibus 552 ou vice versa. Pois por motivo de melhorias, já cheguei várias vezes atraso no trabalho, que se prolonga e nada. Vai o meu desabafo a CPTM, NOTICIANDO.NET.

  5. Luis Carlos says:

    Eu moro em Guarulhos cecap,trabalho como torneiro mecânico em Pirituba numa empresa de elevadores de obras ,gostaria de saber o que vem à ser AMVs ,que serão trocadas na Linhas citadas. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.