Após a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a CPTM têm realizado mudança em relação a frota de trens e suas respectivas linhas.

Nesta quarta-feira, 11 de agosto, um trem da série 8500, foi visto realizando testes em uma via central, entre as estações São Caetano e Santo André, na Linha 10-Turquesa, segundo informações do portal Via Trolebus.

Especula-se que esse tipo de composição junte-se a série 9500 e passe a operar no serviço 710, entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.

Trem da série 8500 em testes na Linha 10-Turquesa (Foto: Renato Lobo/Via Trolebus)

A partir de janeiro de 2022, a Concessionária do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo S.A, popularmente conhecida como ViaMobilidade Linhas 8 e 9, vai assumir a operação dos dois ramais em janeiro de 2022, vai assumir a operação das linhas 8 e 9, com isso, todos os trens das séries 7000 e 7500 irão operar nos ramais, até que os trens comprados pela concessionária, e que serão fabricados pela Alstom, iniciem operação. Junto das suas séries informadas, serão emprestados mais sete trens da série 8500 para operação nas duas linhas. A extensão operacional, entre Itapevi e Amador Bueno, continuara operando com os trens da série 5400.

Na Linha 8-Diamante, um trem da série 7000 começou essa semana à prestar serviços com passageiros. Na Linha 11-Coral, frequentemente são vistos trens da série 8000 em testes.

Os testes com essas composições fazem parte da homologação da linha, além do treinamento dos maquinistas, que podem operar os trens no futuro.

Até dezembro, deve haver muitas mudanças em relação à frota de trens. Outra especulação é que todos os trens da série 8000, passem a operar na Linha 11-Coral, com a saída da série 8500 para o serviço 710.

A Linha 12-Safira deve continuar com frota mesclada, com trens da série 2000, 2070, 9000 e o que mais restar.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Eduardo Paulino

Sou formado em administração de empresas. Sou o criador do Mobilidade Sampa e da Mapa da Web e co-fundador do Rede Noticiando. Prestativo, sereno e divertido. Marketing digital, recursos humanos, tecnologia e empreendedorismo estão entre os meus temas favoritos.
Siga-me:

Posts relacionados

  1. Wellington Lima Gomes says:

    Como sempre a linha 12 mais conhecida como a linha “lixão” só recebe sucata ! Quando esses diretores picaretas e esse governadorzinho “calcinha apertada” irão olhar com mais responsabilidade para a linha 12 , que tem estações desmoronando, caindo os pedaços de podre .. #VergonhaCPTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.