A CPTM fechou de forma definitiva a passagem de nível em Francisco Morato, na região metropolitana, para pedestres. O local fica próximo à nova estação do município, e de acordo com a companhia, o fechamento ocorreu para garantir a segurança dos pedestres.

Além disso, a CPTM informou que com o fechamento da passagem de nível, a velocidade média dos trens da linha 7-Rubi, no trecho que fica próximo a estação, pode aumentar de 20km para 50 km por hora.

A passagem de nível foi instalada por conta da estação provisória, que serviu os passageiros durante o período de construção da nova estação – que funciona desde 1 de setembro. Entretanto, ela fazia com que os trens tivessem que chegar na nova plataforma com uma velocidade menor.

Desde o fechamento da passagem de nível, que aconteceu em 28 de dezembro, moradores de Francisco Morato reclamam da atitude da CPTM.

No último domingo, dia 3 de janeiro de 2021, um grupo de manifestantes ateou fogo em pelo menos dois carros e diversos objetos sobre os trilhos próximo a antiga estação de Francisco Morato. Os veículos pertenciam a empregados da CPTM. Durante o ato, um trem acabou sendo danificado.

O Diretor de Operações e Manutenção da CPTM, Luiz Argenton, explicou que “com o fim da passagem de nível os trens poderão desenvolver maior velocidade nos dois sentidos, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros. Além disso, a passarela oferece mais segurança à população de Francisco Morato, que não precisa atravessar uma via férrea movimentada para chegar ao outro lado”.

Agora, os pedestres devem utilizar a passarela da prefeitura de Francisco Morato, que liga os dois terminais de ônibus opostos na via.

A CPTM disse em nota que o fechamento da passagem de nível é um benefício para trabalhadores, estudantes, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças, ” visto que era necessário dividir o espaço da travessia com os trens da companhia, que circulam por duas vias com intervalos médios inferiores a 10 minutos, em dias úteis”.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.