A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos publicou nesta semana no Diário Oficial do Estado de São Paulo um Aviso de Licitação para obras de acessibilidade nas estações São Caetano e Utinga, ambas na Linha 10-Turquesa.

A sessão pública será realizada no dia 23 de abril de 2021 às 10h00, e o edital está disponível no site da companhia e da Imprensa Oficial.

Nas duas estações, o edital prevê a ampliação e cobertura das plataformas; adequação das bilheterias existentes; área de embarque e desembarque acessível; adequação das travessias de pedestres nos entornos das estações; implantação de bloqueio acessível; sanitários públicos acessíveis; pintura e acabamento das estruturas existentes; regularização e alteamento do piso das plataformas, saguões de acesso e entornos; redimensionamento e adaptações necessárias nos equipamentos de elétrica, sistemas e hidráulica, incluindo salas técnicas e reservatório; nova comunicação visual; e equipamentos de detecção, alarme e combate a incêndios.

Na Estação São Caetano, a primeira da região do Grande ABC para quem parte do Brás em direção a Rio Grande da Serra, também está prevista a instalação de quatro elevadores e quatro escadas para a travessia da passarela existente entre as plataformas; construção de rampa acessível na Rua Perrela; e ampliação da estrutura operacional presente na estação com sanitários, vestiários e copa operacional.

Já na Estação Utinga, localizada no município de Santo André, o edital prevê a instalação de dois elevadores para a travessia entre as plataformas, a construção de uma rampa de acesso na Avenida Paz; e a reforma e adequação da rampa de interligação com o viaduto no acesso norte.

O valor inicial da licitação é de R$ 60.750.879,73 e vence a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto sobre este montante. O prazo para entrega das melhorias é de 18 meses a partir da data de assinatura do contrato.

Atualmente, 70 das 94 estações são acessíveis e todos os colaboradores da CPTM estão disponíveis e preparados para auxiliar pessoas portadoras de deficiências e com mobilidade reduzida.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.