O verão chega, e com ele temos dias mais longos, e para a maioria das pessoas, chegam as desejadas férias e também as altas temperaturas que nos fazem ansiar pela praia. Quando surgem as ondas de calor é quase insuportável lidar com isso que quer queiramos ou não, temos de recorrer ao ar condicionado de dia, como para conseguir dormir de noite.

No entanto, todos nós sabemos que usufruir deste eletrodoméstico vai fazer com que os gastos com a luz aumentem, fazendo com que esse dispositivo traga uma grande consequência no consumo de eletricidade tão elevado que faz. Para ajudar você a passar um verão mais tranquilo sem abusar do ar condicionado, deixaremos algumas dicas para você gastar menos na eletricidade.

Escolha bem o tipo de ar condicionado

Se está pensando comprar um novo sistema ar condicionado,  é importante ter em conta a que classe de eficiência energética este eletrodoméstico pertence. Um aparelho desses marcado com a classe energética A, vai oferecer uma economia de energia de até 40%. Grande parte deles tem um programa que permite gastar menos, sendo a sua designação de ‘Eco’. Aqui, a sua economia de consumo pode chegar aos 30%.

O sistema de ar condicionado portátil, têm a vantagem do seu tamanho compacto e de serem fáceis de transportar e de serem colocados em qualquer lugar.  Resta salientar que são menos eficientes e fazem mais barulho do que aqueles que se montam na parede.

Temos os modelos compactos, que se colocam perto de janelas e têm o condensador de ar e evaporador em uma única estrutura, e os modelos split, os mais comuns, com um condensador e uma unidade interna (evaporador) que estão conectadas. Estes últimos têm uma eficiência energética mais alta por terem um condensador e evaporador com mais capacidade. 

Quando instalar o ar condicionado, deve escolher um local onde o sol não atinja diretamente, de forma a que se evite o seu sobreaquecimento. É importante ter em consideração a substituição do ar condicionado por um ventilador, especialmente um ventilador colocado no teto, ideal para colocar nos cômodos onde você não passe tanto tempo.

Sabes como usar de forma eficiente do ar condicionado?

Quando sabemos controlar o uso do ar condicionado, podemos aproveitar mais sua capacidade de refrigeração:

Mantenha a temperatura o mais estável possível: Deve ajustar a temperatura entre 22º e 25º no verão, não apenas para economizar mas também pelo seu bem-estar. Tenha em mente que, a cada grau a mais ou a menos,  a conta de luz pode aumentar até 8%. 

Deve programar o ar condicionado: Quando é verão, principalmente nas noites mais quentes que nos impedem de dormir, podemos programar o ar condicionado para que se desligue de forma automática e evitar um grande consumo. Dessa forma, se formos sair de casa, é melhor programar e desligar o ar cerca de 20 minutos antes, para manter a casa mais fresca até o momento da saída. Também pode optar por programar que o ar condicionado se ligue momentos antes da sua chegada.

Deve limpar os filtros: Como acontece com os demais eletrodomésticos, o ar condicionado também precisa de uma boa manutenção. É importante limpar os filtros no mínimo uma vez a cada ano, com a ajuda de água, e sabão. Os filtros de ar sujo vão gastar mais energia para manter sua casa mais fresca. Essa limpeza contribui para evitar que o ar condicionado emita odores mais desagradáveis.

O Isolamento de sua casa: Para conseguir a temperatura programada mais cedo e aproveitar mais o ar condicionado, deve instalar vidros duplos em sua casa. Embora seja algo óbvio, fechar janelas e portas vai impedir que o ar frio escape,  e se gaste eletricidade em vão. 

Uma casa mais fresca sem usar o ar condicionado

Na verdade, são muitas as formas que você tem para deixar a casa mais fresca no verão e usar cada vez menos o ar-condicionado ou somente quando é impossível lidar com o calor.

Ventilar a casa: saiba que as primeiras horas do dia são as melhores para abrir as janelas e ventilar já que o ar é mais fresco.

Cortinas e persianas fechadas: Ao fechar ambas, o sol não entrará diretamente na casa e deixando as portas e janelas abertas o ar vai circular mais e melhor. De noite podemos subir as persianas e abrir as cortinas, para que o ar puro da noite entre e refresque a casa.

Use tecidos mais frescos: aposte em cortinas e persianas de linho ou algodão, em tons claros que não retenham o calor.

Evite usar tanto os eletrodomésticos e outras fontes de calor para que o ar se mantenha mais fresco. Deve tentar desligá-los sobretudo nas horas de maior calor. Se utilizou o forno ou a placa vitrocerâmica, pode ligar o exaustor para absorver o calor emitido. 

O uso de luzes e lâmpadas com a tecnologia LED, geram menos calor ajudando a evitar contas de luz altas

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.