Ter um melhor amigo vai muito além do que brincadeiras e carinho. É importante ter um cuidado especial com a saúde do Pet. Afinal, quando ele está com problemas, o animal tem menos energia e precisa ser levado ao veterinário com frequência. 

Para ajudá-lo a evitar esses problemas, selecionamos diversas orientações para que você aprenda como cuidar do Pet. Assim, poderá aproveitar o seu melhor amigo com muito mais disposição. 

Descubra agora como melhorar a saúde do seu cão com estas 5 dicas. 

1- Mantenha a vacina do animal em dia 

Não há outra saída. O primeiro passo para deixar a saúde do seu melhor amigo em dia é ter uma atenção redobrada com a aplicação das vacinas. Elas precisam estar em dia, pois são uma excelente forma de proteção contra doenças graves. 

Quando o seu melhor amigo completar seis meses de vida, é indicado tomar a primeira vacina, que é denominada de V8, V10, V11 ou V12. A melhor versão precisa ser indicada pelo veterinário que acompanha o Pet. 

Essa vacina é fundamental, pois protege o animal contra cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, entre outras doenças. 

Para as outras doses, recomendamos seguir o calendário de vacinação. Ele não é desenvolvido de qualquer forma. O documento é pensado de acordo com a idade do animal e com as indicações do veterinário. 

Aqui, vale uma dica interessante. Não basta apenas manter o calendário de vacinas atualizado. Você deve procurar o médico para que ele mostre quais são os medicamentos de qualidade para o seu melhor amigo.

Quem adotou um cão adulto e não sabe quais foram as vacinas que ele tomou, procure auxílio profissional. O médico será responsável por analisar a situação do PET e indicar quais são os procedimentos que devem ser feitos para manter a saúde do animal em dia.  

2- Deixe a casa limpa 

A saúde do seu melhor amigo é influenciada também pelas características dos espaços em que eles vivem. Se o local não tem uma limpeza frequente, a chance dele ter alguma doença ou ingerir objetos que podem prejudicar o seu desenvolvimento é maior. Por isso, mantenha a casa sempre limpa. 

3- Mantenha a frequência do banho 

Quando falamos de higiene, não podemos ignorar a importância do banho. Ele precisa ser feito com frequência. Assim, impede a proliferação de infecções e problemas relacionados à sujeira.

Ao dar banho em seu melhor amigo, você consegue identificar melhor como está a saúde do Pet. Neste momento, é importante analisar se ele está com pulgas, carrapatos, lesões, feridas ou manchas na pele. 

Geralmente, a frequência de banho indicada é sempre a cada 15 dias. Esse período é recomendado para impedir o excesso de umidade corporal, além de ajudar na limpeza da pele. 

Nos períodos mais quentes do ano, você pode dar banhos uma vez por semana. Dessa forma, será mais fácil trazer mais alívio para o Pet durante o verão. 

4- Aplique a escovação 

A escovação dos dentes é outra tarefa que não pode ser ignorada pelos tutores. Isso porque, ela ajuda a impedir o surgimento de várias doenças; evita o acúmulo de tártaro e de bactérias pelo organismo. 

Esse procedimento deve ser executado com frequência. É fundamental deixar claro que o creme dental aplicado não deve ser o mesmo para os humanos. Opte por um produto específico para os Pets. 

5- Invista em suplementos 

Muita gente não sabe, mas o uso de suplementos é uma ótima opção para o melhor amigo. O Longevi, que é o primeiro suplemento canino do Brasil, traz diversos benefícios para o Pet. 

  • Auxilia no controle da queda de pelos;
  • Melhora a saúde intestinal;
  • Oferece níveis administráveis de energia, sendo agitação menos intensa e mais disposição;
  • Controla o estresse;
  • Reduz o impacto da síndrome da separação. 

Esse suplemento foi desenvolvido pela Petvi, uma das principais referências quando o assunto é saúde do animal. 

Após descobrir como melhorar a saúde do seu cão com estas 5 dicas, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam na qualidade de vida do seu melhor amigo. 

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.