Se você tem um bar ou um restaurante, você precisa se preocupar em causar uma boa impressão, afinal, esta é a porta de entrada para atrair e, principalmente, conquistar clientes.

Agora, como fazer isso? Por onde começar? Se essas também são as suas dúvidas, saiba que você veio ao lugar certo!

Isso porque, no artigo de hoje, nós separamos para você dicas essenciais que vão te ajudar a causar uma boa impressão em seu estabelecimento e, assim, atrair e fidelizar cada vez mais consumidores. Veja!

Dicas essenciais para causar uma boa impressão em um bar ou restaurante

Recepção

A primeira dica para causar uma boa impressão em seu bar ou restaurante é garantir uma boa recepção.

Isso porque, esse será o primeiro contato entre você/seus colaboradores e os consumidores.

Sendo assim, para que as coisas comecem bem, é de suma importância:

  • Cumprimentar os clientes de maneira amigável, atenciosa e educada;
  • Utilizar uma linguagem adequada para se comunicar;
  • E não deixar ninguém esperando (jamais deixe algum cliente de lado).

Área de espera

Dependendo do fluxo de pessoas que vai até o seu estabelecimento, talvez seja necessário ter uma área de espera.

E essa área, para causar uma boa impressão, precisa ser agradável, com poltronas, booths ou cadeiras confortáveis, que não prejudiquem a experiência do cliente antes dele poder sentar para comer.

Ninguém gosta de ficar esperando, mas se a área for bem trabalhada, inclusive, com alguma televisão, atração ou com algum serviço de drinks/aperitivos, a tendência é que os consumidores nem se importem muito em esperar. 

Agora, se a área de espera não é das melhores, o cliente não é entretido, não recebe atenção, ele pode simplesmente levantar, sair e ir para outro estabelecimento – e isso você não quer, certo?

Portanto, capriche na área de espera.

Ambiente (interior)

O ambiente do seu bar ou restaurante conta (e muito) quando falamos sobre causar uma boa impressão. Por isso, é fundamental que haja bastante cuidado e atenção em relação a este aspecto.

E como você pode cuidar do ambiente para que ele cause uma boa impressão? 

Primeiro: o local precisa ter uma bela decoração, de acordo com o seu público.

Segundo: o ambiente precisa estar sempre bem organizado e limpo, incluindo os banheiros, os copos, as louças e os talheres.

Terceiro: o local precisa ter uma iluminação adequada. E caso alguma lâmpada queime, troque-a o quanto antes. Isso porque, se os consumidores notarem esse problema, haverá uma sensação de descuido por parte do estabelecimento.

Quarto: o ambiente precisa ter um clima, uma temperatura agradável. Isto é, bem ventilado, arejado e com ar-condicionado.

Quinto: o local precisa ter algum som ambiente, porém, algo bem ajustado, que não incomode os consumidores.

Sexto: o ambiente precisa ter algum cheiro, um aroma atrativo (mas nada muito exagerado).

E sétimo: o ambiente precisa ter móveis de qualidade – e isso merece um tópico à parte.

Móveis

Além de fazerem parte da decoração, os móveis podem ser a diferença entre uma experiência positiva/agradável e uma experiência pouco satisfatória em seu estabelecimento.

Veja o exemplo: se uma família vai até o seu restaurante e, ao sentarem para comer, percebem que a mesa está balançando, ou ainda, que as cadeiras são duras, desconfortáveis, qual será a experiência deles? Positiva ou negativa?

Então, quando falamos em mesas, cadeiras e banquetas para bares e restaurantes, é essencial que você preze sempre por produtos de qualidade, isto é, que sejam bonitos, confortáveis e aconchegantes.

Ambiente (exterior)

Além de cuidar do ambiente interior do seu bar ou restaurante, é de suma importância dar atenção também a parte de fora dele, isto é, a fachada do estabelecimento.

Isso porque, ela é, literalmente, a primeira coisa que os consumidores veem quando estão na rua, no lado de fora.

Então, você precisa fazer algo que seja chamativo (não exagerado) e que desperte o interesse nas pessoas.

O apelo visual, o nome, as cores, a iluminação, a limpeza… tudo conta.

Atendimento

O atendimento oferecido em seu estabelecimento precisa ser de qualidade do início ao fim. Ou seja, desde a recepção até a hora do cliente pagar a conta e ir embora.

Então, é de suma importância que você e seus colaboradores sejam qualificados e bem treinados para fornecer o melhor atendimento possível.

Se isso não acontece, ou ainda, se um prato, uma bebida ou uma sobremesa vem errado, você acha que o consumidor terá uma boa impressão do seu estabelecimento? Não, não é verdade?

Portanto, preze sempre por um atendimento de qualidade e que não cometa erros (principalmente erros “bobos”).

Pesquisas de satisfação

Nenhum bar ou restaurante, principalmente no início, é perfeito. Sempre há pontos que podem ser melhorados.

Por isso, investir em pesquisas de satisfação é uma ação de suma importância para realizar em seu bar ou restaurante, pois assim você poderá identificar onde estão os gargalos em seu estabelecimento.

E, ao fazer isso, além de poder melhorar o seu bar ou restaurante, você mostrará aos clientes que o seu estabelecimento se importa com a opinião e satisfação deles, o que, claro, causa uma boa impressão! 

Agora é com você! Arregace as mangas e siga as dicas apresentadas acima para causar uma boa impressão em seu bar ou restaurante.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.