maio 9, 2021

Cerca de 186 mil idosos entre 60 e 65 anos que utilizavam o benefício da gratuidade nos ônibus gerenciados pela SPTrans irão perder esse direito, segundo uma estimativa da prefeitura de São Paulo.

Segundo a SPTrans, o corte determinado por decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB) representa uma economia de R$ 338 milhões por ano para os cofres do município.

O número de idosos nessa faixa etária na cidade pode estar subnotificado pela Prefeitura, já que pelo menos 697 mil pessoas de 60 a 65 anos viviam na capital em 2019, o que representa 5,7% da população do município, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número é quase o quádruplo do apontado pela Prefeitura.

Para ter gratuidade no transporte no munícipio de São Paulo, não é necessário possuir o o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa. Só com o RG, o idoso pode embarcar e permanecer na parte da frente do ônibus, sem passar pela catraca.

Nesta quinta-feira, 7 de janeiro de 2021, a Justiça de SP determinou que o governo de SP mantenha a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU. A gestão João Doria (PSDB) disse que vai recorrer da decisão liminar, que não incluiu os ônibus da capital paulista.

Cancelamento de bilhetes

A nova regra para a gratuidade do transporte público de SP passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2021, mas prefeitura e governo do estado postergaram o corte para 1º de fevereiro, como medida de adaptação dos idosos, que precisam tirar um novo bilhete pessoal para usarem no transporte público.

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1º de fevereiro de 2021 serão cancelados, segundo a SPTrans.

As pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos e inferior a 65 anos deverão providenciar a substituição do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa até o dia 1º de fevereiro de 2021.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.