junho 19, 2021

A prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, quer colocar uma ligação sobre trilhos entre o centro da cidade e o Aeroporto de Viracopos.

Um chamamento público foi publicado no Diário Oficial para que empresas e consórcios interessados apresentem estudos para a implantação do modal.

O ramal deve ter 18 quilômetros de extensão, entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no centro, e o Aeroporto de Viracopos. Serão desenvolvidos estudos técnicos preparatórios que irão subsidiar a modelagem de uma concessão para implantação e operação do futuro ramal.

A BYD já demonstrou interesse por meio de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) prevendo o seu produto, o SkyShuttle, que é semelhante ao monotrilho, porém com menor capacidade.

Segundo a BYD, o SkyShuttle é o único veículo do tipo à bateria elétrica do mundo, de capacidade média, que transporta pessoas sem condutor. Ele é totalmente autônomo, com monitoramento automático, modos de energia e stand-by. “Tem controles automáticos de esteira, controles de porta de plataforma de tela, monitoramento de vídeo e sistemas de comunicação para uma operação altamente eficiente”.

“Diferente de seu sistema Skyrail, um monotrilho suspenso e que será implantado na linha 17-Ouro do metrô de São Paulo e na Região Metropolitana de Salvador, o SkyShuttle, também elevado, trafega sobre dois trilhos, como uma espécie de VLT com pneus. Esse sistema está sendo proposto pela BYD na PMI aberta pelo governo do Espírito Santo, para um ramal ligando os municípios de Serra e Vitória”, informou em nota prefeitura.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.