O Brasil sempre atraiu olhares estrangeiros para as suas belezas. Por esse motivo, ter suas paisagens incluídas em filmes internacionais de grande sucesso não é nada além de justo. Por meio disso, o país ganha visibilidade nacional e internacional, e as locações dos filmes passam a ser buscadas por turistas, curiosos para reviver as cenas de seus longas-metragens favoritos no exato local onde aconteceram.

Neste artigo, vamos mencionar alguns filmes recentes que tiveram o Brasil como local de filmagem e que foram um grande sucesso.

O Incrível Hulk

Alguns filmes estão sempre vivos na memória das pessoas, e isso muitas vezes se dá por conta das personagens que neles aparecem e cativam os espectadores. Pode-se dizer que esse é o caso de Top Gun – Ases Indomáveis, no qual Tom Cruise interpreta o piloto de avião Maverick. O longa retrata a história do ingresso do personagem na escola naval de pilotos e foi um grande sucesso na época de seu lançamento, em 1986. Atuando ao lado de Kelly McGillis e Val Kilmer, Tom Cruise conquistou a admiração de muitos cinéfilos por conta desse papel. A produção é bastante querida até hoje por muitas pessoas e deve ter sua sequência lançada em breve, já que as gravações de Top Gun 2 se iniciaram em 2018.

Assim como Maverick, muitos outros personagens têm lugar especial no coração dos fãs. O super-herói Hulk é um deles, visto que os longa-metragens envolvendo sua figura costumam ser aguardados ansiosamente pelos apreciadores de filmes de super-heróis. O Incrível Hulk, longa de 2008, foi produzido pela Marvel Comics, que frequentemente lança filmes bem-sucedidos no mercado cinematográfico. Alguns exemplos desses sucessos são Doutor Estranho, cuja sequência foi confirmada por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, em 2018, e Liga da Justiça, filme dirigido por Zack Snyder no qual Batman, Mulher-Maravilha e outros super-heróis se juntam para tentar salvar a humanidade. Desde março de 2021, essa produção pode ser assistida na HBO Max.

O enredo de O Incrível Hulk conta o começo da história de Hulk, quando o Dr. Bruce Banner é exposto à radiação gama e começa a se transformar na criatura verde quando fica muito irritado. Após cinco anos da data em que essas transformações começaram, Dr. Banner se esconde no Rio de Janeiro em busca da cura para o seu problema. Os locais de gravações escolhidos no Rio foram principalmente as favelas de Tavares Bastos e do Catete, mas o longa também conta com cenas filmadas na Floresta da Tijuca, em Santa Teresa e na Lapa. No entanto, somente a primeira parte do filme é ambientada em terras tupiniquins, pois todo o resto foi gravado nos Estados Unidos. Com astros como Edward Norton e Liv Tyler no elenco, esse filme é imperdível.

Pelé – O Nascimento de uma Lenda

Pelé foi um dos grandes jogadores de futebol de todos os tempos, tendo conquistado três Copas do Mundo – em 1958, 1962 e 1970 – e ajudado a popularizar o futebol no Brasil e no mundo. Sua vida recentemente ganhou as telas através do filme Pelé – O Nascimento de uma Lenda. O longa-metragem narra a história do jogador desde a sua infância até o momento em que conquistou a primeira Copa do Mundo, em 1958, com apenas 17 anos de idade.

Por contar a história do Rei do Futebol, o filme não poderia ter deixado de ser gravado no Brasil e tem, portanto, algumas cenas cujo cenário são as belas paisagens cariocas. No entanto, ele não foi filmado por completo no Brasil, já que algumas cenas foram gravadas em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para além da vida de Pelé, a grande popularidade do futebol tem feito com que lataformas de streaming como Amazon e Netflix disponibilizem títulos relacionados a esse esporte. Exemplo disso é o filme O Divino Baggio, que conta a história do italiano Roberto Baggio e de como ele chegou a ser um dos maiores jogadores de futebol do mundo. No entanto, não apenas o cinema vem pegando carona na popularidade do futebol, visto que esse é um tema também abordado por outros setores da indústria do entretenimento, que disponibilizam, assim, formas de divertimento diversas a seus usuários. O segmento dos cassinos ao-vivo é um deles. Tendo percebido o potencial que o referido esporte oferece, algumas plataformas do gênero passaram a oferecer como uma de suas modalidades ao vivo o jogo Football Studio. Nele, o usuário deve apostar em cada rodada na vitória do time da casa, do time de fora ou em um empate. Após a escolha, o crupiê retira duas cartas do deck, colocando-as na mesa nas posições “time da casa” e “time de fora”. Vence o time com a carta mais alta. Caso as cartas sejam iguais, vencerá quem apostou no empate. O fato de a modalidade ser jogada ao vivo deixa o jogo ainda mais instigante. O futebol também é um tema bastante recorrente no setor da literatura e do mercado editorial, sendo uma temática presente de forma intensa em diversos livros. Esse é o caso da obra Fechado por Motivo de Futebol, que tem autoria de Eduardo Galeano, renomado escritor uruguaio, e conta com textos do autor em homenagem a esse esporte. O livro está à venda no site da L&PM Editores.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio

A franquia Velozes e Furiosos é uma saga que se iniciou em 2001 e cujo enredo trata de corridas de rua com carros. Atualmente já são nove filmes lançados, e o décimo está planejado para ter suas gravações iniciadas no começo de 2022. Justin Lin, diretor responsável pelo próximo filme da franquia, também dirigiu Velozes e Furiosos 4, 5 e 6.

Em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, a cidade do Rio de Janeiro vira o esconderijo dos personagens principais do filme, Dom e Brian. Para que conquistem definitivamente a sua liberdade, a dupla terá que enfrentar uma nova missão, e para isso eles reúnem pilotos experientes. No entanto, a proposta desse filme foi um pouco diferente da dos longas anteriores da franquia, já que o enfoque ficou mais em criar uma trama policial do que nas corridas de rua em si.

Embora o filme mencione o Rio de Janeiro em seu título, poucas cenas foram realmente gravadas ali, pois a maior parte delas foi rodada na Costa Rica e em Porto Rico. No entanto, é possível encontrar cenas cujos espaços de locação foram a praia de Ipanema, a Lapa, o Corcovado, entre outros lugares da Cidade Maravilhosa.

Os filmes gravados no Brasil captam maior atenção estrangeira, e até mesmo nacional, para as nossas próprias belezas naturais e são fundamentais para que o turismo se desenvolva e para que a população brasileira passe a valorizar ainda mais o seu belo país.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.