O bonde mais antigo do Brasil voltou à circular após dois anos parado em Santos, no litoral paulista. O retorno aconteceu no dia 22 de setembro, um dia antes da data em que é dedicado o dia do “xodó da cidade”. O bonde 32 e o veículo elétrico mais antigo ainda em operação no Brasil.

Reforma e renovação

A reforma do Bonde 32 teve como foco a restauração dos elementos principais do veículo, os motores de tração. Outros serviços executados foram a revisão completa dos sistemas elétrico e mecânico, a substituição de todas as rodas por novas e a recuperação do madeiramento com aplicação de verniz marítimo para maior conservação. O elétrico ganhou também nova pintura, com preservação das características originais do veículo.

O detalhe curioso é que a revisão mecânica inseriu tecnologia ao bonde, com a instalação de inversor de frequência para movimentar o motor que mantém os sistemas de som e de iluminação.

“É realmente algo desafiador, utilizar recurso tecnológico em um bonde que tem 108 anos”, comemora Marcos Rogério Nascimento, engenheiro que coordena a equipe especializada da CET responsável pelo trabalho de restauro e reforma dos elétricos santistas.

O veículo ficou quase dois anos na Garagem dos Bondes para a reforma. O andamento dos serviços foi afetado pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, inclusive no tocante à entrega de peças por fornecedores.

História do 32

Construído em 1911, o bonde 32 é aberto e o mais antigo elétrico em circulação no País. De origem escocesa, tem estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido.

Conta com nove bancos e o assento do motorneiro é trabalhado em couro. O Bonde 32, com capacidade para 45 passageiros, foi o elétrico que inaugurou a Linha Turística do Centro Histórico, em 23 de setembro de 2000.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.