O Sindicato que representa os ferroviários das Linha 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, informou por meio de um comunicado que à CPTM e o secretário Alexandre Baldy, não cumpriram o “acordo” que foi selado ao vivo no programa “Brasil Urgente”, da última terça-feira, 24 de agosto de 2021, data que em que à categoria realizou uma greve onde 560 mil passageiros foram afetados.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, está mantido o “estado de greve”.

Desde março deste ano a categoria está discutindo com a estatal a forma do pagamento do reajuste salarial, inclusive no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Datena, seu programa o “Brasil Urgente”, da TV Bandeirantes, foi quem serviu de conciliador entre empregados x estado/companhia, para por fim à greve que estava em andamento naquela terça, dia 24.

Ficou acordado que à CPTM iria pagar em cinco parcelas, começando em outubro, além, da reversão da demissão de 10 funcionários por causa da greve. Além disso uma reunião presencial entre as partes foi marcada e deveria ocorrer na quarta-feira, dia 25, no entanto, o secretário Baldy desmarcou.

No comunicado abaixo, os sindicalistas informam que não houve a reunião e que, um ofício enviado por Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tinha cláusulas diferentes da TV, e que os funcionários grevistas receberam o comunicado de desligamento.

A secretária de Baldy enviou mensagem via WhatsApp, sugerindo que a reunião ocorra somente em 01 de setembro.

Apesar do acordo ter sido selado ao vivo em rede nacional, não houve formalização e nem homologação perante à Justiça Trabalhista.

Palavras do secretário Alexandre Baldy:

Logo após esse texto ser publicado, em uma rede social, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, deu à seguinte declaração: “Boa tarde. Quero deixar claro que a posição do Governo de São Paulo é de cumprir os compromissos que realiza. Portanto ao Sindicatos que representam ferroviários da CPTM, o que foi acordado será cumprido: a readmissão dos trabalhadores demitidos e as reivindicações econômicas.

A reunião solicitada através do programa @DatenaOficial seria para tratar de pontos que foram solucionados no momento, portanto esta reunião para atendimento do sindicato foi agendada conforme tratativa, para próxima semana, não havendo urgência. Muito obrigado e vamos TRABALHAR“.

ACORDO CUMPRIDO

Neste domingo, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, confirmou por meio de um comunicado que o secretários dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, cumpriu o acordo e os empregados demitidos na greve, foram readmitidos e já estão em suas respectivas escalas de trabalho.

Leia a matéria completa clicando aqui!

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.