A unificação das linhas 7-Rubi (Brás – Francisco Morato – Jundiaí) e 10- Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) foi abordada no ano passado após “burburinhos” pipocarem em grupos de WhatsApp falando sobre o tema.

Na ocasião o Rede Noticiando procurou a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que retornou o contato para a redação do site informando que tal processo de unificação das duas linhas não existia.

Na quinta-feira, 11 de março de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, comentou sobre a possibilidade das duas linhas se tornar apenas uma. Segundo Baldy, existe esse estudo, no entanto, não confirmou ou negou se essa proposta ainda “está de pé”. Baldy se limitou a dizer que a possibilidade foi analisada, assim como outras, pensando na melhoria da operação.

Como ficaria se às duas linhas fossem unificas?

Essa unificação transformaria as duas linhas em uma só, cujo trecho principal seria entre as estações Francisco Morato e Mauá, operando com trens da série 9500, e as extensões seriam entre as estações Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra, sendo atendidas por trens da série 7000 e 7500.

Linhas já foram unificadas

Essa unificação das linhas 7 e 10 não é nenhuma novidade. Isso um dia já foi realidade nos tempos áureos da CBTU. A divisão das linhas ocorreu nos anos 90, adotando o modelo atual, retirando apenas o trecho Rio Grande da Serra – Paranapiacaba, que atualmente possuí apenas o trem turístico.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.