julho 31, 2021

A fabricante de trens Alstom vai fornecer os 36 trens que irão operar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda sob o comando da concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9. As composições serão do modelo Metropolis, que já operam nas linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

As novas composições serão equipadas com o sistema de controle de trens ATC, que é usado atualmente nas duas linhas.

“Estamos imensamente satisfeitos com a escolha da ViaMobilidade pela Alstom para fabricar os novos trens das Linhas 8 e 9, apoiando os planos do Governo do Estado de fornecer transporte público seguro, confiável e eficiente para os passageiros em São Paulo. Isso reforça a posição da Alstom como um provedor de mobilidade verdadeiramente global com soluções inovadoras que são calibradas para as necessidades de cada cliente”, afirmou Pierre Bercaire, diretor executivo da Alstom Brasil.

Todas as composições serão produzidas na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, que está recebendo investimentos para dobrar sua capacidade. Além disso, mais de 500 empregos diretos serão criados por conta das novas encomendas, incluindo os 22 trens da futura Linha 6-Laranja de metrô encomendados pela Linha Universidade S.A.

O primeiro trem deve ser entregue até o 18° mês após assinatura do contrato, ou seja, em 31 de dezembro de 2022. A composição deverá iniciar a operação até o final de março de 2023, segundo cronograma previsto em contrato. Os últimos trens da encomenda deverão ser entregues à ViaMobilidade até dezembro de 2023.

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 vai assumir a operação das duas linhas a partir de 26 de janeiro de 2022.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.