Se você possui um veículo ou uma empresa de transportadora, já deve ter percebido sobre a importância de fazer manutenções preventivas em cada um deles.

A manutenção preventiva de carros é uma revisão que precisa acontecer para evitar alguns tipos de problemas, como mal funcionamento, quebras de peças ou até mesmo problemas no motor.

Para que você entenda um pouco mais sobre a importância da gestão de manutenção em transportadoras, trouxemos algumas informações relevantes sobre esse tema. Confira a seguir!

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: O QUE É

Esse tipo de manutenção é feita com a intenção de evitar problemas antes mesmo deles aparecerem, através da revisão de todas as partes do veículo, analisando todo o seu funcionamento.

Essas revisões, geralmente, são periódicas. Os períodos em que devem ser feitos já são pré estabelecidos pelo fabricante e as informações estão dentro do manual do veículo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO?

Todos os equipamentos, independente do tipo de veículo, é importante passar por revisões. A manutenção preventiva prevê que o veículo funcione da maneira correta, podendo corrigir o problema antes dele se agravar.

Realizá-la nos carros não garante apenas que o equipamento esteja funcionando da maneira correta, mas garante sua segurança também. Afinal, quando não existe manutenção, o risco de acidentes é aumentado.

QUAIS OS RISCOS DE NÃO SE FAZER MANUTENÇÃO NOS VEÍCULOS?

Quando não existe um programa de manutenção preventiva de veículos, principalmente os de transportadoras que trabalham muito, e fazem longos percursos, pode haver um risco de aumentar o custo da manutenção dos equipamentos.

Isso porque, quanto maior o problema com o veículo, maior o tempo em que ele fica parado, aumentando a demanda de trabalho e sobrecarregando outros carros da transportadora.

Dessa forma, a gestão do trabalho pode ser prejudicada, aumentando também, o custo da empresa.

QUANDO REALIZAR A MANUTENÇÃO EM VEÍCULOS DE TRANSPORTADORAS?

Nos casos de veículos que fazem percursos longos e trabalham periodicamente, é importante sempre analisar a quilometragem dele. É válido também fazer uma gestão de manutenção corretiva e preventiva, analisando as informações do fabricante e todas as manutenções já feitas no veículo, em um determinado período de tempo.

Dessa forma, é possível analisar todas as partes do veículo, como motor, parte elétrica, caixa de marcha, as válvulas, os freios, mangueiras, lubrificante e a troca de óleo. Além disso, analisar o tempo útil daquele determinado equipamento, segundo as recomendações do fabricante.

COMO CRIAR E MANTER UMA GESTÃO DE MANUTENÇÃO?

Em empresas como transportadoras, é importante usar equipamentos de confiança. Assim, você garante a segurança do seu veículo sem se preocupar com acidentes. Veja a seguir algumas dicas para manter uma gestão de manutenção:

1. Mapeie os processos

Você pode fazer um levantamento de todos os processos de manutenção que aquele veículo passou, fazendo com que os fluxos estejam alinhados e você não precise realizar mais de uma manutenção em um curto período de intervalo.

2. Documente os processos

Faça todos os checklist da manutenção daqueles veículos, bem como escrever e relatar todas as etapas da manutenção. É importante também documentar quais foram os profissionais responsáveis por ela.

3. Processo

Faça a aplicação do mesmo processo em todos os veículos, como se fosse seguir um passo a passo. Assim, você garante que todos os equipamentos passaram pela manutenção.

É VÁLIDO TERCEIRIZAR OS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM TRANSPORTADORAS?

Essa gestão de manutenção pode sim ser terceirizada. A empresa pode terceirizar alguma parte específica da manutenção, ou então a manutenção por completo. Se a segunda opção for a escolhida, é importante documentar todas as etapas e manter um controle para que nada saia da empresa.

É válido ressaltar que, dependendo do porte da sua empresa ou da quantidade de veículos que ela possui, pode não ser uma boa opção terceirizar esses tipos de serviços por conta da demanda, levando a um custo muito alto dedicado às manutenções.

Se você possui uma empresa que preza pela qualidade dos serviços, é importante manter uma gestão de manutenção nos veículos. Dessa forma, você garante a segurança dos seus funcionários, das mercadorias e dos equipamentos.

Leve esses pontos em consideração e veja o que realmente é válido para a sua empresa, terceirizar os serviços de manutenção ou não e mapear todos os processos para garantir que nenhum veículo fique sem manutenção corretiva ou preventiva.

Por: Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.