A Polícia Civil cumpriu dez mandatos de busca e apreensão em endereços de dirigentes do Sindmotoristas na cidade de São Paulo, Grande São Paulo, no litoral paulista e em Sergipe.
Entre os alvos da operação está o presidente licenciado do sindicato e deputado federal cassado por Sergipe, Valdevan Noventa.
O grupo é suspeito de movimentar R$ 20 milhões por ano com recursos indevidos recebidos como propina. O dinheiro seria desviado de subsídios pagos pelas prefeitura de São Paulo a empresas de ônibus. Também são apurados crimes como ameaça, extorsão e apropriação indébita. Pelo menos 17 pessoas estariam envolvidas no esquema criminoso.
A suspeita é de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direito ou valores e organização criminosa.
Mais de 50 policiais e 20 viaturas participam da operação em São Paulo e Taboão da Serra. Policiais de Sergipe também foram a Arauá, onde Valdevan é apontando como dono de um haras com 50 cavalos (só um dos animais está avaliado em R$ 2 milhões). Foram apreendidos celulares, relógios, documentos e dinheiro.
A ação, batizada de Operação Chapelier, é realizada pela 1ª Delegacia Seccional Centro. Não ocorreram prisões.
Valdevan Noventa
Presidente licenciado do Sindmotoristas, Noventa teve o seu mandato parlamentar cassado em maio de 2022, pela Justiça Eleitoral de Sergipe.
Ele foi condenado pelo recebimento e por arrecadar recursos ilícitos e de origem não identificada. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão, por unanimidade.
Valdevan é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em em junho deste ano, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a cassação do deputado bolsonarista porque entendeu que o Tribunal Superior Eleitoral inovou em relação ao entendimento das regras vigentes para cassar um político.
Mas no mesmo mês, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria derrubar a decisão individual do ministro Nunes Marques e manteve a perda do cargo de Valdevan.
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando — A serviço da informação!