Os trens da série 3000 estão fora de operação já faz um tempo e muitos leitores aqui do Rede Noticiando questionam: Quem fim levou essa série de trens?
Siemens/SGP/Mitsui os trens entraram em serviço no ano de 2001 e já prestaram serviços nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Famoso pelo som de partida que se assemelha a um violino, os trens da série 3000 em suas últimas viagens eram vistos operando na Linha 10-Turquesa, principamente no serviço expresso, que liga as estações Santo André e Tamaduateí, com apenas uma parada, na Estação São Caetano.
Em 2019, o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro, disse que a revisão geral da série 3000 se iniciaria em dezembro daquele ano. Isso não aconteceu e em 2020, este site voltou a questionar a empresa sobre o processo de revitalização dessa frota, que conta com cinco trens de oito carros, e na época, foi respondido que ele estava o “projeto para revisão geral dos trens da série 3000 estava em desenvolvimento”.
Atualmente, todos os trens da série estão encostados em um pátio próximo à estação da Luz, no centro da capital. Voltamos a questionar a CPTM sobre o processo de revitalização desses trens e a resposta que o Rede Noticiando obteve é de que a empresa estuda a viabilidade técnica e econômica para a revitalização da série 3000.
À CPTM disse também ao Rede Noticiando que essa frota fora de operação não causa prejuízo algum a operação e nem para a população que utiliza as linhas da empresa.
Em outras palavras, anotem ai, esse trem deve ter sua baixa operacional dada muito em breve!
REDE NOTICIANDO
Siga nossas redes sociais e fique bem informado!
Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.
Rede Noticiando – A serviço da informação!