Uma das joias arquitetônicas da Vila de Paranapiacaba voltará a ser exibida após cinco anos escondida. A restauração da torre do famoso relógio da região foi concluída e a cerimônia de inauguração está agendada para a noite do dia 20 deste mês, data que marca, também, a abertura do Festival de Inverno local.
A obra, que levou cerca de seis meses para ficar pronta, foi patrocinada pela MRS, por meio do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Governo federal. Com investimento total de R$ 1,3 milhão, traz como principal novidade a iluminação, que faz com que a torre possa ser vista também à noite. A MRS aproveitará a abertura do festival para promover uma pequena cerimônia de inauguração em parceria com a Prefeitura do município. O evento está previsto para as 19h e contará com a presença de autoridades locais, imprensa e representantes da empresa. Toda a comunidade está convidada a participar.
Já estão em andamento, também, obras de melhoria na passarela e no muro de cantaria, elemento mais antigo do complexo de Paranapiacaba. Paralelamente a esse trabalho, a MRS vem oferecendo oficinas de restauro para a comunidade. O intuito é apresentar às crianças da vila uma visão de como funciona uma restauração histórica, inclusive com atividades práticas.
Providências estão sendo tomadas, ainda, para restauração da cabine de sinais e da cabine de manobras. A fase atual é de aprovação e contratação de fornecedores para a execução, mas a expectativa é de que até 2021 todo o processo de recuperação e preservação arquitetônica da Vila de Paranapiacaba esteja totalmente concluído.
Segundo o especialista em Relações Institucionais Mario Vilhena, as obras são de grande importância para Paranapiacaba por fazer parte do patrimônio histórico-cultural da vila. “Todo o trabalho de restauro da torre foi minucioso e a integridade do patrimônio foi totalmente preservada. Viabilizar esse restauro para a comunidade permite que as novas gerações conheçam um pouco mais da história local e sejam incentivadas a preservar seus bens tombados. Adicionalmente, demonstra a preocupação da MRS com a preservação da memória”, destaca.
Réplica do Big Ben
As badaladas do relógio carregam um certo ar nostálgico: erguido em 1898, reproduz o icônico Big Ben e pode ser visto de longe. Da marca Johnny Walker Benson, foi fabricado na Inglaterra, em 1898. O relógio era usado pelos funcionários da companhia inglesa São Paulo Railway para controlar os turnos de trabalho e ficou parado por 11 anos – entre 1993 a 2004 -, até que uma peça desgastada foi restaurada pela Rolls Royce do Brasil.
Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?
Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Sem cobrança de taxas, simples e rápido!
Em poucos segundos, você faz a recarga:
- Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
- Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
- Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.
Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.